Annecy | Roteiro de 1 dia
destinos,  EUROPA,  França

Annecy | Tudo sobre esta cidade no interior da França

Annecy é uma pequena cidade alpina no interior da França e é conhecida como a “Veneza dos alpes franceses”. Localizada em um dos extremos do lago de mesmo nome, Annecy é recheada de canais, possui um centrinho histórico lindo, além de estar localizada próxima a várias cidades turísticas.

Annecy fica a pouquíssimo tempo de viagem de Lyon, de Genebra e também da famosa cidade dos alpes franceses, Chamonix-Mont-Blanc. Relativamente próxima também a Itália, Annecy pode ser incluída em um roteiro pela França. E quem sabe até mesmo com passeios pela Itália e Suíça. Uma viagem e tanto, não é mesmo?

Por isso, aqui vou te contar tudo sobre está jóia – e super fotogênica – cidade da França. O que fazer, onde ficar e como chegar em Annecy.

Annecy, na França
As margens do principal canal da cidade

Como chegar em Annecy

Você pode usar tanto Lyon quanto Genebra como cidades base para sua chegada. Nenhuma das duas cidades recebem voos diretos do Brasil, entretanto, você pode chegar a elas em voos com apenas uma escala.

Uma alternativa é alugar um carro e fazer seu roteiro entre Suíça e França com bastante flexibilidade. Clicando aqui, no site da RentCars, você pode encontrar a melhor opção de carro para você.

Confira aqui um post completo de um roteiro de 1 dia no Lago Genebra.

Saindo de Lyon

Para chegar a Annecy saindo de Lyon você pode ir de ônibus ou trem. A viagem de trem dura a partir de 2 horas saindo da estação Gare de Lyon-Part-Dieu para Gare Annecy.

É possível também fazer o trajeto de ônibus, que é também uma possibilidade mais econômica. Você pega o ônibus na estação Perrache em Lyon numa viagem que dura cerca de 1 hora e 50 minutos até Annecy. O terminal rodoviário da cidade fica ao lado da estação de trem principal, a Gare Annecy.

Saindo de Genebra

Já saindo de Genebra, a melhor alternativa sem dúvidas é o ônibus. A viagem dura a partir de 1 hora e o local de partida pode variar de acordo com a cia escolhida. Porém, todas saem do centro de Genebra. O destino é o mesmo, o terminal ao lado da Gare de Annecy.

É possível também sair de trem de Genebra para Annecy, saindo da Gare de Geneve para a Gare de Annecy. Entretanto será necessária troca de trem na estação da cidade Aix-les-Bains-le-Revard. Sem contar também, que os valores da viagem de trem iniciam já num valor mais alto do que a opção mais cara de ônibus.

Opções de passeios bate-volta saindo de Genebra

Deixo aqui algumas opções de passeios para passar apenas um dia em Annecy em um bate-volta saindo de Genebra:


O que fazer em Annecy

Annecy é uma cidade bem pequena e super charmosa. Portanto é possível conhecer a cidade em apenas 1 dia. Entretanto, se você assim como eu gosta de conhecer os lugares com calma e de aproveitar tudo o que as cidades oferecem, recomendo que inclua 2 dias no seu roteiro.

Conheci Annecy pelo Instagram. Vi uma foto em um perfil qualquer com o Palácio de Annecy e os canais da cidade de fundo. Fiquei encantada por aquela foto e então decidi que incluiria Annecy no meu próximo roteiro pela Europa. Por sorte, destino ou seja lá o que for, surgiu para meu marido uma viagem a trabalho para Lyon. Já aproveitamos e emendamos nossas férias, claro!

A cidade tem alguns pontos turísticos interessantes e que valem a visita, mas vale ressaltar que a cidade em si – suas ruas, centro histórico (Cidade Velha), seus canais, sua arquitetura e parques – é um atrativo e tanto. Uma cidade linda repleta de cantinhos fofos e únicos, além de muito fotogênica!

Palácio de l’isle

O Palácio de I’isle está localizado no coração de Annecy, em uma pequena ilha entre os principais canais e é o local mais visitado da cidade. Sua construção é do século XI e foi utilizando em grande parte da história como prisão.

Atualmente o palácio abriga um museu contanto a respeito da cidade, além de ser possível visitar antigas celas, o tribunal e também masmorras das antigas prisões.

Palácio de I'isle, Annecy
Palácio de I’isle ao fundo

Castelo de Annecy

O Castelo de Annecy é outro importante ponto turístico da cidade e além de conhecer o local você terá uma vista incrível da cidade, do Lago de Annecy e também dos alpes frances, já que o castelo está localizado em cima de um morro, um pouquinho mais afastado do centro da cidade.

O castelo foi casa dos Condes de Annecy por muito tempo e atualmente abriga um museu. Sua construção é dos anos 1200 e apesar de não se saber exatamente a data, as primeiras informações escritas sobre ele é datado de 1219.

Castelo de Annecy
Vista do Castelo de Annecy

Jardim da Europa

O Jardim da Europa é um belo parque às margens do Lago de Annecy, que se conecta com o centro histórico da cidade. Ele possui um mirador, perfeito para apreciar a beleza do lago e dos alpes ao fundo. É ali também que é possível pegar um barco para fazer um passeio pelo lago.

O parque é perfeito para descansar, curtir o visual, fazer um pin nic… enfim, curtir a cidade com tranquilidade.

Ponte do Amor

Seguindo pela orla do parque, você chegará a famosa Ponte do Amor, ou Pont des Amours, em francês. Diz a lenda que casais apaixonados que se beijam bem ao meio da ponte terão amor eterno.

Lendas a parte, a ponte é muito bonita – e de fato muito romântica – com o lago de um lado e a cidade do outro, aproveite para curtir junto do seu amor.

Pont des Amours, em Annecy
Jardim da Europa e Ponte do Amor ao fundo

Lago de Annecy

O Lago de Annecy é um dos lagos mais limpos do mundo e é também o segundo maior lago da França. Uma curiosidade é que ele foi formado durante o degelo dos glaciares alpinos há 18.000 anos.

Durante o verão é muito utilizado para esportes náuticos e também para banho. E se você tiver um tempinho, recomendo que reserve para um passeio pelo lago. Seja de barco, ou caminhando na beira até a Praia de Annecy.

Interessante também é um passeio de bicicleta. E é aqui que eu recomendaria um segundo dia na cidade, principalmente se você gosta de pedalar. Você pode fazer a volta no lago inteiro, que dura cerca de 4 horas, pela ciclovia.

Lago de Annecy e alpes aos fundos

Cidade Velha (Centro Histórico)

Como já falei, o centro histórico de Annecy é um atrativo em si, portanto, aproveite para se perder na cidade e prestar atenção em todos os detalhes da Cidade Velha. De ambos os lados da ilha do palácio você encontrará construções históricas, algumas igrejas, além de muitas lojinhas com artigos locais. Uma delícia de passeio!

Você também pode aproveitar os muitos bares, café e restaurantes espalhados pelo centro para sentar, aproveitar a gastronomia local, descansar um pouco e curtir a vista dos canais.

A cidade também é cheia de flores e plantas, o que da um charme a parte!


O que e onde comer em Annecy

O prato típico de Annecy, e dos alpes é o Tartiflette de Savoie feito a base do queijo reblochon, ele leva também cebola, bacon e batatas. É possível experimentar o prato em vários restaurantes da cidade.

Vale ressaltar também que a maioria dos restaurantes são bem turísticos, até porque a cidade vive basicamente do turismo. Pela sua proximidade com a Suíça, você encontrará em muitos restaurantes pratos típicos do país como fondue e raclette, por exemplo. E foi em Annecy que comi um dos raclettes mais gostosos até hoje.

Se você gosta de queijo, pães e frios, recomendo que você vá jantar no Le Freti. Eles servem vários pratos, mas dos dos seus carros chefe é o reclatte. Um queijo colocado um aparelho que vai derretendo ele aos poucos, ele é servido com batata, pães e alguns frios. Uma delícia! O restaurante também serve o fondue savoyard, típico da região e boa pedida no Le Freti.

Recomendo também que no almoço busque algum restaurante nas proximidades do canal principal ou pra um café da tarde. O clima por ali é uma delícia.

Raclette no Le Freti

Onde ficar em Annecy

Se você busca economia, recomendo que fique no Hotel Ibis de Annecy. Ele é muito bem localizado e seus quartos são confortáveis. Me hospedei lá e achei que valeu a pena!

Agora se você procura um pouquinho mais de conforto, recomendo que você fique no estilosíssimo Le Boutik Hôtel. Localizado na beira do lago, próximo do Palácio de I’isle, o hotel tem um ótimo custo-benefício.

Outra opção é o Hôtel du Palais de l’Isle. Sua localização é perfeita, no coração da Cidade Velha a poucos passos do palácio. Hotel com decoração moderna, tem quartos muito confortáveis, todos com uma bela vista da cidade e de seus canais.

Annecy é encantadora

Essa cidade me encantou apenas por foto e pessoalmente não foi diferente. Dei azar e peguei 2 dias de chuva, interrompendo assim meus planos de um passeio de bicicleta pelas margens do lago. Entretanto, mesmo com chuva, a cidade é incrível.

Recomendo se você estiver tanto pela França, quanto pela Suíça ou Itália. Annecy é linda, cheia de história e um passeio que vai, com certeza, te surpreender. Assim como me surpreendeu.

Para incluir um bate e volta ou então um passeio de 1 ou 2 dias em uma cidade pequena é importante que você tenha sua viagem bem planejada, por isso, eu posso te ajudar. Entra em contato comigo por aqui, que poderei montar um roteiro personalizado único e perfeito para você.

No mais, vamos conversar! quero saber o que você achou da cidade e se já está morrendo de vontade de fazer sua próxima viagem. Me deixa um comentário aqui e vai também lá no Instagram da @slowtravel.world e no meu @nunypelomundo para trocarmos figurinhas e conversarmos mais sobre esse mundão.


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Anúncios

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Slow Travel World
%d blogueiros gostam disto: