Como chegar no Algarve // Lagos
destinos,  EUROPA,  portugal

Como chegar e se locomover pelo Algarve, em Portugal

Está planejando uma viagem para Portugal e precisa saber como chegar no Algarve? Então você chegou ao lugar certo! Por aqui te darei dicas de como chegar e se locomover pelo litoral sul português, incluindo um mapa para te ajudar a planejar a sua viagem.

São muitas as cidades com praias e paisagens de tirar o fôlego no Algarve, como é o caso de Lagos, por exemplo. Além disso, a capital Faro oferece, além de praias, claro, programas turísticos com museus e muito mais.

Você pode incluir o litoral português em uma viagem completa pelo país e um passeio saindo de Lisboa para o Algarve pode ser a melhor alternativa para deixar sua viagem ainda mais completa. Por isso aqui você encontrará também como ir do aeroporto de Lisboa para Albufeira, uma das principais cidades do Algarve.

Contudo, outra possibilidade é também você combinar o litoral sul de Portugal em uma viagem com o sul da Espanha. Portanto, te mostrarei também como ir do Algarve para Sevilha.

Seguros Promo

Eu fiz um roteiro completo por Portugal todo de carro e vou te contar que foi uma experiência incrível! Recomendo muito. Mas é claro que existem outras maneiras de conhecer o Algarve.

Então para que você possa planejar sua viagem e ter uma experiência completa e incrível, confira aqui um roteiro pelo Algarve e acompanhe todas as dicas de como chegar e se locomover por lá a seguir.

Como chegar no Algarve

A forma mais fácil de se chegar ao Algarve é via aeroporto de Faro, a capital do estado. Contudo, normalmente o litoral sul de Portugal será incluído em um roteiro mais completo, contemplando não só o Algarve como também o restante do país. Outra alternativa de roteiro é, também, o sul de Portugal mais o sul da Espanha.

Desta forma, eu acredito que a melhor forma de se chegar ao Algarve é de carro, tanto das outras cidades portuguesas como vindo da Espanha, considerando Sevilha a maior cidade do sul do país que está próxima a Portugal.

E, é claro, como a maioria dos destinos europeus, o trem pode ser uma ótima alternativa para aqueles que não querem ou podem dirigir. Além disso, é uma alternativa bastante em conta.

Como chegar no Algarve de avião

Existe apenas um aeroporto que recebe voos comerciais no Algarve, que é o Aeroporto Internacional de Faro, que recebe voos de várias cidades de Portugal e além disso, recebe voos direto de muitas outras cidades europeias.

Para chegar no Algarve de avião saindo do Brasil, você precisará fazer conexão em outros aeroportos portugueses ou europeus, uma vez que o aeroporto de Faro não recebe voos diretos do Brasil.

A melhor alternativa, ao meu ver, é com conexão em Lisboa, que recebe voos diretos de várias cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fortaleza e outras.

Seguros Promo

De carro a partir de Lisboa: como chegar no Algarve

Para uma viagem completa ao país, uma ótima opção é chegar a Portugal por Lisboa e então percorrer o país de carro. Foi o que eu fiz e particularmente, foi a melhor decisão que fiz.

Confira aqui meu roteiro completo de carro por Portugal.

As estradas portuguesas são MUITO boas mesmo e se você, assim como eu, curte uma road trip, você vai adorar dirigir por Portugal. Entretanto, vale ressaltar que as principais estradas do país – as autoestradas (A1, A2, A3 e por aí vai…) possuem pedágios, portanto, você deve estar atento a este detalhe.

Para ir de Lisboa para o Algarve de carro, confira no mapa o caminho para sua viagem que durará cerca de 2 horas e meia em um trajeto de 250km ou um pouco mais, a depender da sua cidade base.

E para alugar um carro e aproveitar as estradas de Portugal, recomendo que você utilize a RentCars, uma vez que eles oferecem diversos tipos e opções de carros, de várias locadores diferentes.

Tenho certeza que você encontrará o melhor carro com o melhor custo-benefício para você. Portanto, clique aqui para reservar o seu!

Como chegar no Algarve em um roteiro pelo sul da Espanha e Portugal

Como se locomover pelo Algarve

Na minha opinião, a melhor forma de se locomover pelo Algarve é de carro. Eu fiz uma road trip pelo país, e fiquei durante 4 dias percorrendo o litoral sul de carro e, sem dúvidas, foi a melhor decisão.

É claro que é possível se locomover de outras formas, como ônibus e trens regionais. Entretanto, com o carro você conseguirá chegar a praias mais afastadas, que não tem estrutura e, consequentemente não é possível chegar de ônibus ou trem.

Por lá é possível se locomover de táxi ou por aplicativos de locomoção, contudo o valor é mais elevado, o que pode acabar assustando um pouco. Sem contar que mesmo pagando pedágios, gasolina e o aluguel do carro, além do conforto, esta opção sairá mais em conta.

Andando de carro pelo Algarve

É muito simples se locomover pelo Algarve de carro, as estradas são boas e com um GPS em seu celular você conseguirá chegar a todas as praias que deseja com facilidade.

É importante ressaltar, porém, que as principais estradas do país (as autoestradas – A1, A2, A3, etc) cobram pedágio e o lado positivo é que são poucas as vezes que você necessitará pegar a autoestrada para se locomover pelo sul de Portugal.

Em todas as praias que estive tive muita facilidade em estacionar e não havia necessidade em pagar estacionamento. Recomendo apenas que pague estacionamento caso esteja com suas malas no carro nos dias de chegada e partida.

Entretanto, um dado importante é que estive no Algarve no início de outubro, durante o outono. Esta época é baixa temporada, portanto o movimento é menor e a quantidade de turistas também, facilitando bastante os deslocamentos e busca por estacionamento.

Informações úteis para alugar um carro em Portugal

Não é necessário ter carteira de motorista internacional, uma vez que a nossa CNH do Brasil funciona também por lá.

Quando for abastecer, fique atento:

  1. Não existem frentistas como aqui no Brasil, portanto, você mesmo abastecerá seu carro e pagará no autoatendimento
  2. Ao nome dos combustíveis e qual deve usar no seu carro. Muitos carros utilizam o Gasóleo, o Diesel aqui do Brasil. E existe também a Gasolina e o Gás.

Outra dica que eu dou é que você alugue, quando for retirar o carro, o aparelho para passar direto pelos pedágios. O preço é irrisório e fará você economizar tempo na estrada e estresse, visto que desta forma você receberá a cobrança da empresa de aluguel de carros no mês seguinte com o relatório completo para você conferir.

Por fim, na ferramente abaixo você pode buscar um carro para alugar e curtir o Algarve da melhor forma possível. A plataforma de RentCars é ótima e sobretudo, eles costumam ter os melhores pelos do mercado, recomendo!

Como chegar e se locomover pelo Algarve de trem

Agora, se você não gosta de dirigir, não tem paciência e prefere ficar tranquilo descansando em um trem, você pode optar por ir até o Algarve de Comboio (trem).

A cidade de Faro e Albufeira recebem trens diretos saindo da cidade de Lisboa, da estação Entrecampos. Portanto, se sua cidade base for uma dessas duas, talvez o trem possa ser uma ótima opção para você.

Aqui no site do Comboios de Portugal você pode pesquisar horários de preços das viagens.

Também no site do Comboios de Portugal você encontrará viagens de trem entre as praias do estado. Você não só encontrará diversas alternativas de viagens entre as cidades, como também perceberá que os valores são super em conta e vale muito a pena.

Contudo, vale a pena pensar em como você fará o deslocamento das estações de trem para as praias, principalmente se o seu objetivo for economizar. Se optar por aplicativos de transporte ou táxi, isso poderá encarecer bastante sua viagem.

Entretanto, analise as duas possibilidades e encontre a melhor opção para você. Seja de carro ou de trem, tenho certeza que sua viagem será incrível, visto que o Algarve tem belas praias, paisagens e uma atmosfera incrível para curtir as férias.

Booking.com

Conclusão

Resumindo, na minha opinião a melhor forma de chegar ao Algarve, seja vindo de Lisboa ou da Espanha é com um carro alugado. Eu fiz desta maneira e não me arrependo, já que saí de Lisboa e fiz uma viagem super tranquila nas ótimas estradas portuguesas de 3 horas até o Algarve.

Outro ponto positivo é que você terá muito mais liberdade de horários e possibilidade de conhecer cantinhos com acesso mais restrito – e vou te contar que o que não falta são lugares incríveis de difícil acesso.

Entretanto, é claro que você poderá curtir muito sua viagem estando de trem, uma vez que a estrutura de comboios de Portugal é muito boa e liga as principais praias e cidades do Algarve.

Mas o importante mesmo é você curtir a viagem, sobretudo aproveitar ao máximo à sua maneira! Como é a sua melhor viagem só você poderá dizer e também fazer, portanto, pesquise bastante e monte uma viagem incrível com a sua cara. E se precisar de ajuda, podemos conversar e eu monto um roteiro exclusivo pra você. Basta entrar em contato comigo por aqui. 🙂


Para mais informações sobre viagens para o Algarve e para Portugal leia também:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Anúncios

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Slow Travel World
%d blogueiros gostam disto: