Como melhorar a produtividade trabalhando de casa
Dicas,  Lifestyle

Como melhorar sua produtividade trabalhando de casa

Fazer home office é ótimo, mas como lidar com a dificuldade em manter o foco?

Tem pouco mais de seis meses que comecei a trabalhar de casa e com o passar dos dias fui percebendo o quão maravilhoso é poder ter essa oportunidade e liberdade. Mas mais do que isso, percebi que é muito difícil conseguir ter foco. Sempre tem algo acontecendo ou alguma atividade da casa para te distrair. Aqui vou dividir com você algumas dicas de como melhorar a produtividade trabalhando de casa.

Das dificuldades de se trabalhar de casa

Não sei com vocês, mas por aqui várias coisas me tiram o foco. Meus gatos, louça ou roupa para lavar e a comida do dia a dia tem me tomado tempo e dificultado meu dia a dia de trabalho.

Outra questão é que temos uma tendência a achar que se durante o dia não estamos funcionando muito bem por N motivos isso é um grande problema. Porém, quando trabalhamos de casa é muito difícil definir o quando é hora de trabalho. Tudo se mistura e no fim – principalmente pra quem trabalha com a criatividade – a hora do trabalho é quando aparece a inspiração.

Como melhorar a produtividade trabalhando de casa
Imagem de rawpixel por Pixabay

Mas quero dizer pra pra mim e pra você que está na mesma situação que eu: tá tudo bem! Você pode se permitir tirar uma manhã ou tarde de folga se você não sente que é o momento certo para sentar e produzir.

Entretanto, quando sentamos e começamos a produzir, podemos criar algumas estratégias para aumentar a produtividade. E então fazer aquele tempo investido no seu trabalho render.

Desde então comecei a pesquisar na internet, conversar com amigos e tentar algumas coisinhas que fui vendo que funcionariam na minha rotina. Desde aplicativos, dicas de amigos, calendário, agenda e playlists e rádios de música.

Como melhorar a produtividade trabalhando de casa?

Algumas estratégias tem funcionado comigo. Uma delas é, em primeiro lugar, aceitar que posso fazer meu horário e me permitir criar conteúdo quando estou inspirada. Mas entendendo que fora a parte criativa tenho outras coisas para resolver. Por isso abaixo listo o que tem funcionado para mim.

Calendário e agenda

Minha primeira dica de como melhorar a produtividade trabalhando de casa é uma das mais antigas formas de organização. Visto que nada como um bom calendário e agenda em mãos para poder organizar seu trabalho do dia, da semana e até mesmo do mês.

Por isso criei uma planilha de dois meses com os dias que irei postar conteúdo novo no blog e qual o seu assunto. Assim posso me programar melhor e muitas vezes adiantar a crianção de algum conteúdo demorado.

Tenho certeza absoluta que se você dedicar um tempinho a organizar sua agenda e calendário seu trabalho fluirá com mais facilidade. Porque assim você criará metas e então a partir daí pode desenvolver alguns passos que te ajudem a atingir suas metas dentro do prazo que você estabeleceu.


Como melhorar a produtividade trabalhando de casa com um aplicativo

A Bruna – nossa colunista de Nomadismo aqui do blog – me indicou um ótimo (e divertido) aplicativo para ajudar na produtividade. O app se chama Forest. Você pode baixar ele aqui.

Em síntese, neste aplicativo você define o tempo que pretende ficar focado no trabalho (ou em qualquer situação. Funciona também para um encontro com amigos, por exemplo) e deixar o celular de lado. Pode ser de de minutos até o tempo que você achar necessário.

Depois de definido este tempo, o app plantará árvores online. Por outro lado, se você mexer no celular, ele avisa que você não deveria estar fazendo isso e que se for adiante, você matará sua árvore.

Com o passar do tempo você cria uma floresta e ganha pontos. A medida que você usa estes seus pontos, uma árvore de verdade será plantada. Não é incrível? Além de te ajudar a melhorar sua produtividade, você ainda estará contribuindo para o planeta. Eu adorei essa ideia!


Playlists e rádios de música

Por fim mas não menos importante, minha principal dica de como aumentar a produtividade trabalhando de casa. Ouvir música me acalma e me ajuda a manter o foco. Entretanto, tem quem ache isso loucura. rs

No entanto, para mim, as playlists/rádios que mais funcionam são as que tem músicas num estilo lounge\coffee music. Além de dar preferência para músicas instrumentais.

Recomendo essas duas playlists abaixo para te ajudar a melhorar sua produtividade:

É impressionante, mas eu coloco estas músicas para tocar e parece que o mundo ao meu redor para. Minha produtividade aumenta e consigo focar com muito mais facilidade.

Você já tentou usar essas playlists? Se você gosta de música e sentem que a música instrumental pode ajudar você a se concentrar, eu te recomendo tentar.

Conclusão

É claro que cada um de nós tem um estilo de trabalho e uma forma que funciona mais para produzir mais e melhor. Mas penso que é muito legal compartilharmos o que mais funciona com a gente.

Por isso, me contem, quais as estratégias que você utiliza para aumentar a produtividade trabalhando de casa? Me conta nos comentários, vou adorar bater um papo com você sobre este assunto que tem permeado meus dias.

Beijos,
Hayuni.

Quer viajar mas não tem tempo de criar seu roteiro?

Nós oferecemos consultoria em viagens com Roteiros Personalizados. Entrando em contato conosco por aqui, nós podemos conversar e a partir disso entender seu perfil e estilo de viagem e então preparar um roteiro super personalizado para o seu estilo.

Já nos segue nas redes sociais?

Instagram Hayuni: @nunypelomundo
Instagram Slow Travel World: @slowtravel.world
Pinterest: /nunypelomundo
Facebook: /slowtravelworld.consultoria

Anúncios

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Slow Travel World
%d blogueiros gostam disto: