Praia da Guarda do Embaú_Rio Madre
Brasil,  destinos,  Santa Catarina

Porque você deveria conhecer a Guarda do Embaú, em Santa Catarina

Uma vila de pescadores com paisagens lindas, praias paradisíacas e pessoas super hospitaleiras receptivas e felizes.

Eu já tinha ido para a Guarda do Embaú uns 12 anos atrás e lembrava que era muito linda. Mas uma coisa é certa, eu não lembrava o quão linda era. Eu estava com viagem marcada para Blumenau, Santa Catarina, para visitar minha família. E então minha mãe me convidou para passarmos um final de semana lá na Guarda do Embaú. E é lógico que eu aceitei. Afinal, quando se trata de uma viagem eu não nego, não é mesmo.

Saímos de Blumenau na sexta-feira por volta das 16h e chegamos na Guarda do Embaú por volta das 19h. Fizemos nosso check-in na casa que alugamos e fomos jantar. Passamos sábado o dia inteiro aproveitando as praias e trilhas e no domingo curtimos o Vale da Utopia de manhã. E então retornamos a Blumenau por volta das 15h de domingo.

Sobre a Guarda do Embaú

A Guarda do Embaú é uma vila de pescadores localizada 50km ao sul de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Esta vila pertencente a cidade da Palhoça, tem cerca de 1000 moradores locais. E vive basicamente do turismo, do surf e da pesca de tainha.

Mirante na Trilha da Guarda do Embaú
Trilha da Guarda do Embaú

Por ali existem belas praias, algumas trilhas e uma vida pacata e simples. Entretanto nos meses de alta temporada de verão a população aumenta devido a grande quantidade de turistas que a vila recebe. Não é para menos, afinal este lugar tem algo especial e muitas pessoas já perceberam isso.


Quando ir para a Guarda do Embaú

A alta temporada acontece nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Em março e abril o movimento de turistas já diminui bastante, porém o clima é ótimo. Fresco durante a manhã e noite e bem ensolarado durante o dia. O que deixa as paisagens ainda mais belas.

Prainha, na Guarda do Embaú
Prainha | Guarda do Embaú

Por isso considero que março e abril sejam os melhores meses para visitar este paraíso. Nestes meses você vai cruzar mais com moradores locais e poucos turistas explorando a pequena vila.

O que fazer por lá?

A vila é pequena e as principais atividades são as praias e trilhas que te levam a outras praias. Além disso você pode apreciar a gastronomia local, com alguns restaurantes que servem ótimos e frescos frutos do mar. Por fim, você pode também caminhar pelo centrinho da vila. Tem várias lojinhas de produtos locais e artesanatos.

Praias e trilhas:

  • Praia da Guarda do Embaú
  • Trilha da Guarda do Embaú
  • Prainha
  • Pedra do Urubu
  • Vale da Utopia
  • Praia do Maço

Para entender um pouquinho melhor, incluo portanto um mapa que ilustra melhor a vila, suas trilhas e localização das praias. Assim, ficará mais fácil de acompanhar e entender melhor como funcionam os acessos.

Na parte inferior tem o centro da vila, a Praia e trilha da Guarda do Embaú, além da Prainha e também trilha para a Pedra do Urubu. Já na parte superior do mapa vemos o início da trilha mais curta para o Vale da Utopia e também a Praia do Maço.


Trilha da Guarda do Embaú | Pedra do Urubu | Prainha

A trilha da Guarda do Embaú e a Trilha para a Pedra do Urubu tem início no mesmo local. Uma leva até um mirante na ponta da praia e a outra até o topo do morro, na pedra do Urubu.

A trilha da Guarda do Embaú é super simples e não requer nenhum esforço. Já a trilha para a Pedra do Urubu – que não fizemos pois minha mãe estava com o pé machucado – requer um preparo melhor. Esta trilha é mais íngreme, tem bastante subida e leva cerca de 20 minutos até o topo. Portanto sugiro que faça essa trilha de tênis.

Visual do mirante da Trilha da Guarda do Embaú

Já a Prainha é uma praia que fica no fim da Trilha da Guarda do Emabú. E que praia, meus amigos! A praia é acessível somente de trilha o que a deixa ainda mais bonita, visto que nem todos os turistas vão até lá.

Prainha na Guarda do Embaú
Prainha | Guarda do Embaú

Esta praia não tem estrutura nenhuma de alimentação e tem apenas uma casinha de salva-vidas. É uma praia bem selvagem e quase completamente vazia na baixa temporada.


Praia da Guarda do Embaú

Além das trilhas, tem a principal praia da vila, a Praia da Guarda do Embaú. O acesso a essa praia é feito de barco (custa R$ 4,00 o trecho), que faz a travessia do Rio da Madre. É possível atravessar a nado, entretanto você deve prestar bastante atenção com a correnteza, além de ter uma parte do rio que pode chegar a mais de 2m de profundidade.

Travessia de Bardo para a Praia Guarda do Embaú
Atravessando de barquinho o Rio da Madre para a Praia da Guarda do Embaú

Os surfistas costumam atravessar a nado com suas pranchas, mas para banhistas normais que querem ir apenas curtir a praia, fica mais complicado. Porque é mais difícil atravessar a nado com pertences. Recomendo que faça a travessia de barco, você verá que o passeio de fato valerá a pena!

Os barcos não tem motor e além disso tem sempre um barqueiro com seu barco aguardando para realizar a travessia. O barco só sai quando está totalmente ocupado. Se não me engano cabem até 6 pessoas por barco.

Chegando lá você encontra uma longa faixa de areia para curtir a praia e o visual do lugar. Você encontra também barracas de comida e bebida. Por fim, se quiser fazer a travessia de volta de barco você poderá curtir o dia até as 19h (no horário normal). Vale a pena ficar até o último minuto, pois o pôr-do-sol é muito bonito!

Pôr-do-sol da Praia da Guarda do Embaú
Rio da Madre e Pôr-do-sol vistos da Praia da Guarda do Embaú

Da mesma forma tem outra parte da praia da Guarda do Embaú no encontro do Rio da Madre com o mar. É possível acessar pela Trilha da Guarda do Embaú, porém se quiser ir para a parte principal terá que atravessar de barco ou a nado também. A faixa de areia ali é pequena e te da acesso ao mirante. Além disso, por ali você encontra um bar que serve bebidas e algumas comidinhas.


Vale da Utopia | Praia do Maço

No último dia na vila, fomos fazer a trilha para o Vale da Utopia, onde tem também a Praia do Maço. Optamos por fazer uma trilha menor, porque minha mãe estava com o pé machucado.

Existem dois caminhos: uma que segue pela trilha da Guarda do Embaú e pela Prainha, que é mais longa. São cerca de 2,5km. Ou então um acesso pela Praia de Cima (Pinheira). Nesta trilha você atravessa um morro, então sobe até o topo e depois desce até o vale. Porém é uma trilha de nível fácil e leva cerca de 20 minutos.

Praia do Maço no Vale da Utopia na Guarda do Embaú
Praia do Maço, no Vale da Utopia | Guarda do Embaú

No Vale da Utopia existe um camping, onde o acesso é feito por esta mesma trilha, além também de um bar com algumas poucas opções de comidas e bebidas. É tudo bem rústico e feito para não agredir o meio ambiente e por conseqüência, não tem energia elétrica no camping, além de um sistema bem simples para banho e higiene pessoal. Portanto se você gosta de acampar saiba que tem uma estrutura bem limitada, porém vale a pena.

Vale da Utopia, na Guarda do Embaú
Vale da Utopia | Guarda do Embaú

O Vale da Utopia é LINDO de viver! Um lugar que te deixa sem palavras e de boca aberta por tamanha beleza. No entanto o que me deixou mais feliz com esse lugar é que ele realmente ainda é intocado. Mesmo com o turismo que recebe e com a estrutura de camping e o bar na beira da Praia do Maço. Em conclusão da para perceber que o local realmente é preservado e muito bem cuidado para que não exista muita interferência na natureza.


Guarda do Embaú com crianças

A Guarda do Embaú, conforme já mencionei acima é uma vila de pescadores super simples e considero um lugar legal para ir com crianças. Porém,você deve ter em mente que muitas atividades e acessos são feitos de trilha, portanto se você não tem muita experiência e se seu filho(a) ainda é uma criança de colo isso pode dificultar um pouco algumas atividades do seu passeio.

Em contrapartida, cruzei com várias famílias com crianças e estavam todos bem felizes em explorar a vila e suas trilhas. Pude ver também pessoas carregando crianças de colo em slings, o que considero uma ótima solução.

Rio da Madre na travessia para a praia da Guarda do Embaú

Um lembrete…

Lembrem-se sempre de levar uma garrafinha de água e até mesmo umas comidinhas/petiscos, pois nas trilhas e praias afastadas não existe estrutura.

E claro, sempre bom lembrar de passar protetor solar, principalmente nas trilhas, pois o caminho é todo bem aberto e dependendo do horário o sol bate bem cima e super forte.


DICAS PRÁTICAS

Como chegar e se locomover pela vila?

O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis. Mas existe também o aeroporto de Navegantes, um pouco mais ao norte, que fica próximo a cidade de Balneário Camboriú. Tudo vai depender se você irá apenas para a Guarda do Embaú ou irá aproveitar mais praias do Litoral Catarinense, que por sinal, é incrível de norte e sul!

Chegando em Santa Catarina eu recomendo que você alugue um carro, pois o acesso de ônibus é mais complicado, sendo necessário a troca de linhas até chegar a vila. Você pode alugar um carro clicando aqui, assim você estará ajudando o nosso blog, mas não pagará nada a mais por isso. 🙂

Por fim, na vila você consegue fazer tudo a pé! Visto que nos arredores do centrinho existem muitas pousadas e casinhas para aluguel. Entretanto, se você quiser acessar o Vale da Utopia pela Pinheira, sugiro que vá de carro até o início da trilha (que está marcado no mapa lá em cima).


Onde se hospedar?

Antes de qualquer coisa acho importante lembrar que a vila da Guarda do Embaú é super simples e rústica, portanto você não encontrará nada com muito luxo.

Dito isto, existem várias opções de pousadas deliciosas e ótimas casinhas para aluguel. Nós optamos por alugar esta casa pelo Airbnb. Você pode encontrar também ótimas casas e pousadas pelo Booking.com.

Se você reservar sua acomodação pelo nosso link do Booking.com você não pagará nada a mais por isso, porém estará ajudando o nosso blog, visto que por este link o Booking.com nos passará uma porcentagem de comissão. 🙂


Onde comer?

Na sexta-feira quando chegamos na Guarda do Embaú o nosso host do Airbnb nos recomendou o restaurante Big Bamboo. Demos uma volta no centrinho e no fim optamos por levar em consideração a indicação dele e então fomos jantar lá.

E te digo que de fato esta decisão foi mais do que acertada! A comida era muito deliciosa. Um pouquinho caro, porém os pratos eram super bem servidos. Minha mãe pediu ostras frescas de entrada e eu 2 as outras duas amigas dividimos um Camarão na Moranga para 2 pessoas, contudo servia tranquilamente até 3 pessoas.

Camarão na Moranga | Restaurante Big Bamboo

O Restaurante, entretanto, tinha super a ver com o nosso blog! Eles são adeptos ao Slow Food e por isso dão preferência a fornecedores locais de seus frutos do mar e outros ingredientes e também possuem sua própria horta. Preocupados com a alimentação e meio ambiente, eles optam por alimentos orgânicos e processos sustentáveis em todos os níveis. Aqui você pode ler mais sobre o restaurante.

Além do restaurante eles possuem também uma pizzaria. Não chegamos a conhecer, mas parece ser igualmente delicioso.

Para almoço tem opções de buffet para todos os gostos, além de petiscos, pasteis e também comidinhas rápidas nas barracas nas praias.

Por fim, se você estiver hospedado em uma pousada ou casa com cozinha e quiser economizar, você pode passar no mercado do centro da vila e fazer sua própria comida. Sempre uma ótima opção, acompanhada de uma boa bebida e uma boa música de fundo. Eu adoro!


E aí, o que achou da Guarda do Embaú?

Espero que tenha gostado das minhas dicas e informações sobre este paraíso em Santa Catarina, no sul do Brasil.

Sempre que vejo e vou para esses lugares incríveis que temos aqui no nosso país percebo o quão sortudos nós, brasileiros, somos. Temos lugares não só com paisagens e belezas naturais de tirar o fôlego, mas também destinos cheios de história e cultura.

Agora corre lá arrumar sua mala. Separa o biquini/maiô/sunga/bermuda e vem falar com a gente pra te ajudar a organizar sua viagem e montar um roteiro perfeito para você pela Guarda do Embaú e outras belezas do Litoral Catarinense.

Aqui você pode entrar em contato conosco, vamos adorar saber um pouco sobre você e montar um roteiro perfeito para sua próxima viagem.

Nos conta nos comentários o que você achou. Se você já foi, conta a sua experiência e dicas diferentes das nossas. Podemos trocar informações e tornar a experiência de outras pessoas, a sua e a minha ainda melhor!

Um beijo,
Hayuni.

Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Anúncios

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Slow Travel World
%d blogueiros gostam disto: