Lago di Como | Vista de Bellagio
destinos,  EUROPA,  Itália

Lago di Como | Um passeio de bate e volta saindo de Milão

Localizado a cerca de 1 hora e 15 de Milão, um dia no Lago di Como é um passeio que você deve considerar se estiver em Milão.

Localizada ao norte de Milão, praticamente na divida com s Suiça, o Lago di Como é um destino muito procurado pelos italianos e europeus. Muitos deles tem casas de veraneio e/ou inverno neste local que tem Bellagio como seu vilarejo mais conhecido. A cidade serviu de inspiração para o hotel de mesmo nome, em Las Vegas.

Perfeito para um bate e volta saindo de Milão, recomendo que você inclua um ou dois dias na sua viagem de Milão para curtir essa beleza no norte da Itália.

Aqui você pode conferir o que fazer em Milão.

Sobre o Lago di Como

O Lago di Como é o terceiro maior lago da Itália, perdendo apenas para o Lago di Garda e o Lago Maggiore, ele tem uma área de 146km² e profundida máxima de 410m, sendo um dos lagos mais profundos da Europa. O lago tem formato muito particular, de Y invertido. No pé do Y está a cidade de Cólico, já nos braços do Y estão Como e Lecco. Na junção destes três ramos estão Bellagio, Menaggio e Varenna.

O lago está localizado a pouco mais de uma hora de trem de Milão, tendo Varenna e Como como os principais destinos para chegar de trem. Além do mais, o Lago di Como quase faz fronteira com a Suíça, ficando a poucos minutos de carro de Lugano, uma das cidades mais famosas do sul da Suíça. Por estar localizado em meio aos alpes, o visual do lago é de tirar o fôlego.


O que fazer

Como tinha apenas um dia para passear pelo lago, decidimos focar em Varenna, que era a cidade que tinha viagem direto saindo de Milão e de Varenna pegar um barco para Bellagio, que era a cidade que mais queria conhecer. Chegamos em Varenna pela manhã e passeamos por lá, no horário do almoço pegamos o barco e curtimos a tarde toda por Bellagio, retornado a Varenna no fim da tarde para pegar o trem de volta a Milão ao entardecer.

Considero fazer um bate e volta uma ótima opção, porém, se você tiver como destinar pelo menos dois dias do seu roteiro para o Lago di Como, tenho certeza que você não se arrependerá. Além de Varenna e Bellagio, existem vários outros locais interessantíssimos que você pode visitar também.

O legal do lago são as vistas e por isso fomos sem programar muito o que faríamos. Deixamos pra decidir se entraríamos em algum local quando estivéssemos lá. E acabamos basicamente andando pelas ruas. O dia estava lindo e ao contrário do que imaginamos, estava super quente e o sol não decepcionou.

Lago di Como | Vista com alpes
Lago di Como e os alpe como cenário de fundo

Varenna

O vilarejo fica bem no pé do lago, com algumas montanhas bem junto do centrinho. A cidade, cheia de belas casas em tons ocre e amarelo, junto a uma prainha de pedras chamam atenção e tornam a paisagem ainda mais bela. Uma passarela cheia de trepadeiras floridas permite que os locais e turistas passeiam a beira do lago. Gostoso para aproveitar a paisagem.

No fim da passarela, você pode pegar as escadinhas e se perder pela pequena parte alta da cidade. Desbravar os cantinhos que vira e mexe te revelam uma paisagem impressionante. Logo depois de andar um pouco pela orla na beira do lago e curtir o centrinho da cidade, voltamos para onde saiam as embarcações para Bellagio.


Bellagio

Bellagio é a vila mais famosa, e principal destino dos turistas. Principalmente por ter servido de inspiração para o hotel de mesmo nome em Las Vegas. Porém não é pra menos. A cidade é um charme entre suas ruelas e no sobe e desce das escadas e ruas da cidade. Recheada de restaurantes e cafés, a cidade tem uma estrutura turística boa, além de ser um dos principais pontos de navegação do lago.

O principal ponto turístico do vilarejo é a igreja, bem no centrinho histórico, a Basilica de San Giacomo, com seu altar todo em dourado, foi construída entre os anos de 1075 e 1125. A igreja, claro, fica localizada em uma pequena praça a Piazza della Chiesa (praça da igreja).

O que eu amei de Bellagio foi sair do centrinho mais famoso e me perder por uns cantinhos menos explorados, que inclusive estavam bem vazios. Eu e o Bruno fomos andando por uns bequinhos, entre umas passarelas só de pedestres que nos levou até uma praia meio privativa, que eu não sei o nome, nem no google tem rs. Por ali sentamos, botamos o pé na água, pegamos um solzinho… foi uma delícia!!! Não sabia onde eu tava e durante o tempo que ficamos ali, se apareceu mais 5 pessoas foi muito!

Desconheço sensação mais gostosa do que se perder sem rumo em um novo lugar

Depois voltamos pra próximo de onde saem e chegam as embarcações e fomos beirando o lago em um parque. Ali nesse parque tem um jardim, chamado Giardini di Villa Melzi. Iamos entrar, mas quando vimos que era uma vila privada e entrada custava EUR 6,50 por pessoa, acabamos desistindo. Fomos seguindo até chegar a San Giovanni, um bairro de Bellagio. Ah, que lugarzinho fofo… em um deck junto ao terminal das embarcações ficamos admirando a paisagem.

Sim, nesse dia andamos muito a pé! Depois de curtir a paisagem voltamos então para o centro de Bellagio para garantir nosso ticket da embarcação de volta para Varenna e enquanto aguardávamos o barco, ficamos apreciando mais um pouco da bela paisagem na beira do lago.


Confira aqui o roteiro completo de 26 dias pela Itália.

Curiosidades sobre o Lago di Como

Uma curiosidade é que muitas celebridades e figuras importantes tem ou já tiveram casa de férias ao redor do lago. Napoleão e John F. Kennedy são alguns nomes, e também grandes celebridades do mundo artístico como Madonna, Brad Pitt e Jorge Clooney, além de muitas outras. O lago é rodeado de vilarejos e palacetes de luxo, o que atrai muitos famosos em busca de um refúgio.

Outra interessantíssima é que vários filmes já foram gravados por ali e tiveram o lago como cenário. Como por exemplo o filme 007 Cassino Royalle, e aparece James Bond em suas aventuras!

Outro grande filme gravado lá foi Star Wars. A Villa del Balbianelo foi utilizado de cenário para o casamento de Anakin Skywalker e Padmé Amidala em Star Wars: Episódio II Ataque dos Clones. George Lucas encontrou no paradisíaco cenário do Lago di Como o cenário perfeito para representar o planeta Naboo, lugar “onde tudo é macio, bonito e perfumado”. Legal, né? Quem aí é fã de Star Wars e lembra da cena?


DICAS PRÁTICAS

Como chegar

A melhor forma de chegar ao Lago di Como é via Milão, ou então via Lugano, na Suíça. E o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Milão-Malpensa, que está a 40 minutos de carro da cidade de Como. Super próximo!

Porém, se você pretente faze rum bate e volta, recomendo que o faça de trem. Saindo da estação Milano Centrale, você chega a Varenna em 1h15 num trem sem paradas. Em Varenna é possível você pegar um barco para Bellagio e outros vilarejos.


Onde ficar

Se você pretende pernoitar pelo lago, no Booking.com você consegue encontrar vários hotéis, pousadas, apartamentos e outros para uma hospedagem no Lago di Como. Basta clicar aqui para encontrar a melhor hospedagem para você.

Recomendo que opte pelas cidades mais conhecidas, como Bellagio, Como, Lecco, Menaggio. Mas tudo vai depender de qual parte do lago você pretende conhecer.


Como se locomover pelo Lago di Como

Tudo vai depender de onde você pretende ir. Entretanto, se locomover entre uma cidade e outra de barco talvez seja a melhor opção, principalmente se você estiver visitando o destino em apenas um dia. Aqui você pode verificar mais informações sobre o serviço de barco do lago.


Pra finalizar

Fomos em pleno outono, no fim de outubro e embora pegamos um friozinho nos outros destinos da Itália, demos sorte no nosso passeio bate e volta de Milão. Pegamos cerca de 25ºC e se eu tivesse com biquini e toalhas, tinha arriscado um mergulho no belo lago.

No verão, todos os vilarejos ao redor lago, ficam cheias de pessoas se refrescando no lago. Existem várias praias com uma pequena faixa de areia/pedra para os turistas e locais aproveitarem o clima gostoso do verão. O lago é super limpo e vale a pena se jogar na água. Delícia né?

E você, já foi ao Lago di Como? Se sim, o que achou das minhas dicas e experiência?

Você que ainda não foi, ficou com vontade de conhecer esse pedacinho de paraíso? Te digo que vale a pena! Inclui um ou dois dias a mais no seu roteiro da Suiça ou de Milão e aproveita esse lago maravilhoso.

Me conta aqui nos comentários o que você achou, vamos bater um papo. Vou adorar trocar ideia com você! Abaixo deixo mais algumas fotos dese passeio incrível.

Beijos,
Hayuni.

Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Anúncios

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Slow Travel World
%d blogueiros gostam disto: