Lago di Garda
destinos,  EUROPA,  Itália

Lago di Garda, na Itália: o que ver em 2 dias

O Lago di Garda, localizado no norte da Itália, entre Milão e Veneza merece sua atenção. Tendo Sirmione como a principal cidade do turismo na região, o lago guarda outras jóias no seu entorno, sobretudo paisagens incríveis e um clima delicioso para curtir suas férias.

Muitos optam pelo Lago di Como ou Lago di Garca, entretanto, eu arrisco dizer que o legal mesmo é conhecer os dois. São dois lugares similares, entretanto cada um com sua característica.

Para conhecer o Lago di Como, confira aqui um roteiro de bate-volta saindo de Milão.

O Lago di Garda, no mapa, está localizado à leste de Milão, já o Lago di Como à norte da famosa cidade Itália. Entretanto, considero interessante incluir ambos os destinos e muitos outros lugares no norte da Itália em um roteiro bem completo pelo país.

Portanto, se você busca por um roteiro no Lago di Garda, você chegou ao lugar certo. Neste post vou te passar todas as dicas de lugares que conheci, além de apontar outros pontos de interesse para você planejar sua viagem. Igualmente vou incluir informações de como chegar e se locomover por lá, além também de dicas de onde ficar nas redondezas do lago.

Lago di Garda
Sirmione, Lago di Garda

Um pouco sobre o Lago di Garda

Em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre este belo lago. Ele está localizado no norte da Itália, e Sirmione é a cidade de maior destaque, entretanto, está muito próxima à duas famosas cidades da Itália: Trento e Verona, a cidade de Romeu e Julieta.

Além do mais, está localizada também no meio do caminho na principal estrada que conecta Milão à Veneza, portanto se você estiver de carro, é um destino perfeito para um pernoite ou uma esticadinha de mais dias.

Ele é considerado o maior lago da Itália, possuindo 370km² de extensão. E uma curiosidade interessante é que o lago possui 5 pequenas ilhas.

Só para ilustrar, abaixo você pode verificar um mapa com todos os pontos de interesse do Lago di Garda, desde os destinos que visitei, até outras opções de cidades para visitar.

Como chegar no Lago di Garda

Em resumo, os aeroportos mais próximos do Lago di Garda são os de Milão e Veneza e embora existam possibilidades de chegar ao lago e ônibus ou trêm, eu acredito ser opções ruins, visto que para se locomover nos arredores do lago o transporte é ruim, com poucas opções.

Portanto, considero o aluguel de carro a melhor alternativa para chegar ao Lago di Garda. Desta forma você não só terá mais flexibilidade, como também terá a autonomia de conhecer quantos locais quiser, facilitando assim a locomoção entre as cidades ao redor do lago.

Por isso, se tiver interesse em alugar um carro para seu passeio, nós recomendamos que utilize a RentCars, nossa parceira.

O que ver no Lago di Garda

No Lago di Garda você encontrará passeios de todos os tipos, não só construções históricas e igrejas impressionantes, como também muita natureza, belezas naturais e passeios interessantes. É um destino super versátil, muito agradável e imperdível para aqueles que estão passeando pelo norte da Itália.

Confesso que não tinha um roteiro super planejado para passear pelo lago, entretanto eu havia separado alguns lugares que queria visitar e fomos então deixando para o acaso. Na verdade em grande parte das viagens eu faço dessa forma, listo tudo o que quero ver e vou encaixando conforme a vontade (e clima) do dia.

Sirmione

Sirmione é com certeza a cidade mais famosa e buscada pelos turistas e viajantes, principalmente pelo seu castelo e beleza de seu centrinho super pitoresco e interessante, além de possuir boa oferta de hotéis e restaurantes.

Um dos locais preferidos dos alemães, Sirmione é uma pequena vila medieval encantadora e perfeita para um passeio de um dia. E se você não tiver muito tempo disponível, é possível também curtir a cidade por meio período. Eu cheguei no local no horário do almoço e fiquei até o pôr-do-sol, principalmente pelo fato de o estacionamento valer por no máximo 7 horas.

Castelo de Sirmione

O Castelo de Sirmione, ou Castelo Scaligero, é o cartão postal da cidade e também a porta de entrada ao centrinho histórico e turístico. Sem sombra de dúvidas é o ponto turístico mais visitado, até porque ele é super interessante.

De estilo medieval, o castelo foi construído para auxiliar na proteção da cidade e sua construção é datada do século XIII. Além das torres, o castelo conta também com um porto interno, ou seja, ele é todo cheio de água na parte interna do castelo.

Optamos por entrar no castelo bem no finalzinho do dia, no último horário e de fato foi a melhor escolha! O local estava praticamente vazio e pudemos apreciar um pôr-do-sol de tirar o fôlego lá do alto. Recomendo!

Parco Sirmione e outros parques

O Parco Sirmione é um parque enorme na extremidade contrária ao castelo, que se junta com um condomínio de residências, além também de outros parques. Você pode acessar a área beirando o lago do lado direito ou então caminhar até o fim da Via Guiseppe Piana, no Parco Don Lino Zorzi.

Perfeito para um passeio a pé. Por ali você encontra também a Chiesa di San Pietro in Mavino, uma pequena igreja simples, entretanto muito bonita. Em meio a diversas oliveiras e outras árvores, a igreja possui também um sino do lado de fora homenageando os italianos mortos na segunda guerra mundial.

Seguindo mais um pouco, você encontrará também a Grotte di Catullo, que são ruínas de una mansão romana e além do mais fica a beira da pria Jamaica Beach.

Lago di Garda | Chiesa di San Giovanni in Mavino
Chiesa di San Pietro in Mavino, em Sirmione

Jamaica Beach

Principal praia do lago Sirmione, com certeza. Perfeita para se refrescar nos dias de calor, já que existem diversos espaços apropriados para estender sua toalha e curtir um mergulho nas claras águas do Lago di Garda.

Por ali você também encontrará um bar e banheiros com vestiários para banhistas. Uma delícia!

Chegamos à praia pelo centro da cidade e pelo Parco Sirmione e na volta fomos beirando o lago pelo esquerdo (de frente para a cidade), que nos levou até próximo ao castelo.

Lago di Garda | Jamaica Beach
Jamaica Beach, em Sirmione

Se perder pelas ruas

Outro programa delicioso em Sirmione é se perder pelas ruelas da cidade e observar a vida acontecendo, a arquitetura medieval, fazer uma pausa para um café ou gelato e apenas curtir o clima da cidade.

A cidade é muito linda e pitoresca e se perdendo você encontrará diversos cantinhos fofos, além disso desfrutará vários outros atrativos como igrejas e construções medievais num geral.

Bardolino

Bardolino foi a cidade que optamos para nos hospedar, já que era muito mais em conta que Sirmione. Sobretudo fizemos assim também porque não é possível entrar de carro no centrinho de Sirmione, e como estávamos de carro alugado, preferimos nos hospedar em um local que tivesse estacionamento.

Contudo, a cidade nos surpreendeu. Nosso hotel ficava de frente para o lago, tinha uma vista incrível e eles ofereciam aluguel de bicicleta.

Foi Bardolino nosso primeiro destino. Assim que chegamos na Itália (nosso voo era para Milão), retiramos o carro e fomos direto para nosso hotel, deixamos as malas e fomos desbravar a região da cidade a pé. Fomos beirando a orla do lago até o centrinho fofo de Bardolino e por ali curtimos uns drinks a beira do lago e, claro, já começamos a saborear a maravilhosa gastronomia italiana. Babo só de lembrar…

Confira aqui um roteiro de 26 pela Itália, passando pelas regiões norte e central do país.

Como amamos passear pela beira do lago, no dia seguinte, portanto, alugamos uma bicicleta para cada e fizemos um passeio super longo! Fomos até o centro de Bardolino e depois retornamos em direção ao hotel, indo até a cidade vizinha, chamada Lazise, passando por Cisano.

Foram muitos quilômetros, contudo ouso dizer que foi um dos passeios mais gostosos da viagem. Nos deixamos levar pela vista e pela vibe do lugar, sem programar nada. Passamos a manhã inteira pedalando e eu indico de olhos fechados que, quando for ao Lago di Garda, tire um tempinho pra um passeio desses.

É possível andar a pé ou de bicicleta por diversos pontos do lago, você pode verificar melhor no Google.

Chiesa della Madonna della Corona

Este foi um passeio que já estava programado e eu não poderia de jeito nenhum deixar de passar por lá. Até porque a Chiesa della Madonna della Corona é um dos locais mais impressionantes que eu vi na Itália.

Uma igreja encravada nas rochas de uma montanha, sendo ela uma construção de 1522 simplesmente insana! O visual da igreja em si, além também da vista em meio as montanhas, não sei nem explicar. É de tirar o fôlego de qualquer um! E vou te falar que a foto também não dá uma noção total do que realmente é aquele lugar.

É um local visitado por muitos peregrinos católicos, contudo eu indico a visita para qualquer viajante, você não vai se arrepender. E o passeio em si é uma delícia. Você estaciona o carro a cerca de 500 metros de distância da igreja e você faz um caminho entre a mata da montanha, onde você encontrará diversas estátuas.

O mais legal é que você vai pensando no quão impressionante o lugar é, mas você só consegue ver a igreja quando chegar bem perto. Antes disso é só montanhas e mata! Dá até uma ansiedade.

É possível também pegar um ônibus que leva até bem próximo da igreja, que é oferecido por um hotel da cidade, o Hotel Stella Alpina.

Enfim, fico me perguntando como foi feita a construção daquele local tantos anos atrás, com muito menos recursos que temos hoje em dia. Incrível demais!

Chiesa della Madonna della Corona
Chiesa della Madonna della Corona

Riva del Garda

Riva del Garda fica no extremo norte do Lago di Garda, lado oposto a Sirmione, além de um estilo bem diferente. Enquanto Sirmione tem um ar mais praiano e fresco, Riva del Garda já tem um quê da região das Dolomitas, já que ela fica bem entre as montanhas da região norte do país.

Optamos apenas por dar uma passadinha rápida na cidade, enquanto estávamos a caminho das Dolomitas e passeamos pela beira do lago e aproveitamos também para almoçar com um visual incrível do lago e das montanhas.

Riva del Garda

Onde ficar no Lago di Garda

Este é um tópico interessante, já que vai depender muito de o que você pretende visitar por lá. Entretanto, recomendo que fique nas redondezas de Sirmione, a principal cidade do lago, e também a cidade que fica mais perto das principais estradas que levam a Verona, Veneza e Milão.

Para você ter uma ideia, de Simione a Riva del Garda – que ficam cada uma num extremo do lago – são cerca de 75km em uma viagem de carro de mais ou menos 1 hora e 20 minutos. Tranquilo, né?

Vale a pena considerar também se hospedar em Sirmione fora do centrinho histórico, em Colombare, que fica no caminho entre o centro e a estrada.

Eu fiquei no Hotel Ca’Mura, em Bardolino. É tem ótimo custo-benefício, sem muitos luxos, mas muito confortável. O café da manhã era delicioso e a vista do quarto incrível! Além de oferecer aluguel de bicicleta e estacionamento gratuito, o hotel possui também um belo gramado e uma piscina.

Fotos: Booking

Onde ficar em Sirmione

O Hotel Olivi Thermae & Natural Spa é uma ótima pedida, visto que eleé bem confortável e possui um ótimo custo-benefício, além de oferecer um spa com banhos em termas naturais e fica localizado no centro histórico de Sirmione.

Hotel Olivi Thermae | Foto: Booking

Uma ótima opção para economizar e ter autonomia, além de se sentir um pouquinho mais local, é se hospedar em uma casa ou apartamento. Portanto o San Lorenzo Apartments é a sua pedida se você gosta deste estilo de viagem.

Por último, o Villa Pioppi Hotel fica fora do centro histórico, entretanto está localizado às margens do lago, oferece quartos muito confortáveis, um restaurante e uma área de lazer incrível de frente para o lago.

Outras opções de hotel no Lago di Garda

O Grand Hotel Fasano é para quem busca luxo e muito conforto. Um incrível hotel a beira do lago, localizado na cidade de Gardone Riviera, o hotel é perfeito para quem quer relaxar e descansar, afinal ele oferece diversos serviços como SPA, além de piscinas, hidromassagem e muito mais.

GrandHotel Fasano | Foto: Booking

Já uma alternativa mais em conta é o Hotel Internazionale, localizado em Malcesine, o local oferece quartos confortáveis com um estilo mais moderno. Fica também às margens do lago, e você poderá desfrutar de uma área de lazer incrível.

Hotel Internazionale | Foto: Booking

Lago di Garda: uma jóia no norte de Itália

Lago di garda, ao meu ver, é um destino imperdível para aqueles que estão passeando pela Itália. Ideal para ser visitado durante o ano inteiro para curtir a beleza natural e construções históricas do período medieval, sobretudo perfeito para o verão, onde você poderá desfrutar das belas praias ao redor do lago para um mergulho.

Sendo Sirmione sua principal cidade turística, ela oferece diversos atrativos, mas recomendo que vá além de apenas Sirmione. Da mesma forma, aproveite para desfrutar várias outras cidades ao redor do lago, que mesmo sendo o maior lago da Itália,você chega de uma extremidade à outra em apenas 1 hora e meia de carro.

O que não faltam são lugares incríveis para você conhecer ao redor do Lago di Garda, portanto, inclua ele no se roteiro e desfrute da sua viagem para a Itália. E se tiver necessidade de um help para criar o roteiro, entra em contato comigo por aqui que eu posso te ajudar!

E ai, que tal incluir o Lago di Garda na sua viagem?


Leia mais sobre a Itália


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Entre em contato conosco e solicite seu Roteiro Personalizado

Anúncios

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Slow Travel World
%d blogueiros gostam disto: