Lisboa | Vista do Castelo
destinos,  EUROPA,  portugal

Lisboa: tudo sobre a capital portuguesa

Lisboa, capital de Portugal, é uma cidade incrível! Cheia de cultura, história e muita vida, Lisboa é uma das capitais europeias mais procuradas por viajantes e não é a toa.

A cidade reúne uma seleção maravilhosa de restaurantes, no país onde a gastronomia é um dos principais atrativos. Com passeios históricos, ao ar livre e sua arquitetura impressiona por suas construções coloridas, recheadas de azulejos e muito diferentes do restante da Europa.

Se você tem vontade de conhecer Lisboa, confira aqui tudo sobre a capital de Portugal: o que fazer, como se locomover, onde ficar e também alguns passeios alternativos, fora do circuito tradicional.

Como chegar em Lisboa

É muito simples chegar a Lisboa saindo do Brasil, já que várias cidades e aeroportos além dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galão (RIO) oferecem voos diretos para a capital portuguesa.

Você pode pegar um voo direto para Lisboa saindo de Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador, facilitando muito o acesso ao país.

Quanto tempo ficar em Lisboa

O tempo de permanência em Lisboa é muito relativo, já que é possível ver os principais pontos turísticos em apenas 2 ou 3 dias. Entretanto, eu particularmente, acho incrível realmente conhecermos uma cidade e Lisboa não deixa a desejar.

Um dos programas mais gostosos na cidade é andar muito a pé e se perder pelos bairros, miradouros, restaurantes, bares, lojas… porque é onde a cidade acontece. Se vê muitos turistas em Lisboa, assim como se vê muitos locais.

Eu reservei 7 dias para Lisboa, sendo 5 dias para a cidade em si, 1 dia em Cascais e 1 dia em Sintra. E eu achei que foi a quantidade de tempo perfeita para conhecer bem a cidade com calma e até mesmo repetir locai que adoramos.

Vale lembrar que fomos em um grupo, foram 2 casais. Metade de um dia eu e o Bruno fomos a um jogo de futebol do Benfica e o casal de amigos aproveitou para fazer compras no shopping em frente ao estádio.

De qualquer maneira, se você não puder ficar 7 dias, recomendo que você reserve pelo menos 5 dias para Lisboa, Cascais e Sintra.

Confira aqui um Roteiro de viagem para Portugal

Como se locomover em Lisboa

Pra mim, em Lisboa, o meio de transporte oficial devem ser seus pés rs. Brincadeiras a parte, andar a pé em Lisboa é uma delícia e, na minha opinião, é a melhor forma de você realmente conhecer a cidade.

Um alerta: carro nem pensar! O centro da cidade tem bastante trânsito e é por ali que ficam os principais pontos turísticos. Sem contar na dificuldade de estacionar o carro, já que em grande parte das ruas não é permitido estacionar.

Se você tem preguiça ou não gosta de caminhar, recomendo que utilize taxi ou aplicativos de locomoção, como o Uber. Entretanto, o metrô da cidade podem te atender muito bem e para as cidades vizinhas, como Cascais, o trem é a melhor alternativa.

O que fazer em Lisboa

O centro de Lisboa é separado em 5 bairros, sendo eles Baixa de Lisboa, Cais do Sodré, Chiado, Bairro Alto e Alfama e é nestes bairros que ficam quase todos os atrativos da cidade. Abaixo vou listar todos eles e mais alguns lugares para você visitar na sua passagem pela cidade.

Bairro Baixa de Lisboa

Este é o bairro considerado centro da cidade, é um dos bairros mais tradicionais da cidade e possui farto comércio. Ligando o Parque Eduardo VII e a praça do Comércio, passando pela Avenida da Liberdade, a Praça da Figueira e a Rua Augusta, neste bairro – assim como nos outros – você encontra uma arquitetura bem característica.

O Parque Eduardo VII é o maior parque da cidade, cheio de verde, tem um visual lindo da cidade. Já a Avenida da Liberdade é uma avenida bastante exclusiva, cheia de hotéis de rede, lojas de grife, sendo assim perfeita para quem busca compras em grandes marcas. No fim da avenida você encontra o imponente Obelisco da cidade.

Descendo em direção ao Rio Tejo, chegamos a Praça da Figueira, e é nesta praça que você terá uma vista privilegiada do Castelo de São Jorge, sendo o melhor local para observá-lo do centro. Próxima a Praça da Figueira tem a Praça do Rossio, que é grande importância histórica para a cidade, onde no centro tem a estátua de Dom Pedro IV (Dom Pedro I aqui no Brasil).

Seguindo, passe pela tradicional Rua Augusta, uma das ruas mais famosas da capital portuguesa, ela é cheia de lojas de todos os tipos, roupas, acessórios, restaurantes, comidas típicas da região e muito mais. Nas ruas adjacentes você encontrará também o Elevador de Santa Justa, que liga a Baixa ao Chiado, que chega a 45m de altura.

Seguindo a Rua Augusta até o fim, você chegará a Praça do Comércio, perfeito para fotografar o Arco da Augusta, é nesta praça que fica o café que Fernando Pessoa costumava frequentar, o Café Martinho da Arcada

Elevador de Santa Justa | Lisboa
Elevador de Santa Justa

Bairro Chiado

No Bairro Chiado, subindo pelo Elevador de Santa Justa – ou a pé pelas muitas ladeiras – este é um bairro super boêmio, repleto de bares e restaurantes. Muito bom de curtir durante o dia e a noite.

Logo colado no elevador, você verá o Convento do Carmo e as ruínas de sua igreja, que foi destruída no terremoto seguido de incêndio de 1755 que ocorreu na cidade de Lisboa. O local nunca foi reconstruído.

É aqui no Chiado que fica o famoso Café À Brasileira, também muito frequentado por Fernando Pessoa, nos anos 80 o café ganhou uma estátua de tamanho do escritor, que fica bem em frente ao local. É um café genuinamente brasileiro e os portugueses adoram. Ele fica na Rua Garrett, 120.

Próximo ao café, na mesma rua, fica a Livraria Bertrand. Construída em 1732, é considerada pelo Guiness a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Vale a visita!

Seguindo pela rua Garrett, você chegará ao Largo do Chiado e à Praça Luís de Camões, uma das mais antigas da cidade e que divide o Chiado do Bairro Alto. Ao centro possui uma estátua em homenagem ao escritor português.

Neste bairro se perca e preste atenção nas construções bastante históricas, é um bairro cheio de vida. Além também de várias ótimas lojas para compras de artigos locais e também de marcas mais famosas.

Bairro Alto

Cercado de criatividade, cheio de artistas, novos empreendedores, um local marcado pelo surgimento de novas tendências, além também de uma vida gastronômica e de bares muito animada, o Bairro Alto não pode ficar de fora do seu roteiro.

Destaco a Igreja de Santa Catarina e também o miradouro de mesmo nome, além também do Miradouro e Jardim de São Pedro de Alcântara como os principais atrativos turísticos do bairro.

Ambos os miradouros revelam uma vista incrível da cidade, do Rio Tejo e da famosa Ponte 25 de Abril. Vale a pena admirar a beleza destes locais, sem contar que se perder nas ruas que ligam um local ao outro é um passeio e tanto.

Destaco também o Elevador da Bica, que liga o Cais do Sodré ao Bairro Alto, um dos lugares mais íngremes da cidade. O local é muito pitoresco e foi inaugurado em 1892. O bairro também se conecta à Baixa pelo Elevador da Glória, que transporta mais de 3 milhões de passageiros por ano! Ambos os elevadores são considerados, desde 2002, Monumentos Nacionais.

Elevador da Bica

Bairro Cais do Sodré

O Cais do Sodré é o bairro da noite! Por aqui você encontra muito agito, cheio de bares, baladas, restaurantes… os jovens se encontram também nas ruas do bairro para curtir a noite e os finais de semana. Se busca por afito, este é o lugar certo!

Ressalto a Rua Cor-de-Rosa, a qual antigamente era uma rua a ser evitada, pois era onde ficavam muitos prostíbulos, conhecidas como casas de luz vermelha e rolava muita droga. Entretanto, atualmente a rua foi revitalizada, seu chão é pintado de cor de rosa, e é considerada uma da ruas mais animadas da capital de Portugal.

Bairro Alfama

Se Lisboa tivesse um centro histórico, com certeza seria Alfama. Este é o bairro do famoso e imponente Castelo de São Jorge. Para visitá-lo é necessário pagar, entretanto, vale a pena!

O Castelo possui uma vista incrível da cidade e vários miradouros, em frente a entrada e nas torres. Além disso, o castelo conta com uma exposição permanente com artigos arqueológico. Entretanto, ao meu ver, o mais bacana do Castelo é a Camera Obscura, que é um sistema ótico de lentes e espelhos e permite aos visitantes verem a cidade toda em tempo real com ênfase nos principais monumentos.

É em Alfama também que fica a Catedral da Sé de Lisboa, na ladeira a caminho para o Castelo. Ela foi construída em cima de uma antiga mesquita, onde Santo Antonio foi batizado.

Ao seu lado fica também a Igreja de Santo Antonio de Lisboa, construída no local onde o mesmo teria nascido. E, segundo uma tradição, jovens devem visitar a igreja, rezar e levar flores ao santo no dia do seu casamento, sendo ele o intercessor dos recém-casados.

Também a caminho do Castelo existe o Miradouro de Santa Luzia e das Portas do Sol, além da bela vista, o pôr-do-sol ali é considerado um dos mais bonitos de Lisboa.

Por último, a Feira da Ladra é um mercado de rua, o mais popular da cidade e fica também no Bairro Alfama. Fica no Campo de Santa Clara e acontece todas as terças e sábados de 08h às 16h.

Bairro Santa Maria de Belém

O bairro é famoso, claro, pelo seu principal monumento, a Torre de Belém. O passeio é incrível, já que dentro ela servia de forte, mas também como prisão e atualmente é um museu. Sua fila é longa, portanto, se tiver pouco tempo e quiser já chegar com ingresso, aqui você pode arquirir.

No bairro você verá também o Padrão do Descobrimento, um imponente e importante monumento. Ele está localizado próximo a Torre de Belém, na beira do Rio Tejo e foi construído para homenagear os navegadores portugueses e seu sucesso. É possível também subir no topo do monumento e ter uma vista incrível da cidade.

Muito próximo ao Padrão dos Descobrimentos está o Mosteiro dos Jerónimos, considerado Monumento Nacional desde 1907, em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal. Sua arquitetura exterior e interior são impressionantes e por ali você pode descobrir muito sobre a história de Lisboa e Portugal.

A entrada é paga, mas você pode combinar o ingresso com a Torre de Belém, que fica mais em conta e vale a pena!

LX Factory

Um dos símbolos jovens e contemporâneos da cidade, a LX Factory é um local próximo a Ponte 25 de Abril que abriga todas as trigos. Espaço de coworking, bares, restaurantes, cafés, lojas de roupas, decoração e mais, brechós, atelier de arte. Esse é um dos pontos mais cool da cidade e é por ali que os jovens se encontram com frequência. O local possui uma agenda cultural muito bacana, vale a pena ficar ligado.

Recomendo que reserve uma tarde para explorar o local e emende um happy hour em algum dos bares. No topo do prédio existem alguns bares e a vista do Rio Tejo e da Ponte são incríveis. Um dos meus lugares favoritos de Lisboa, sugiro que não deixe de fora do seu roteiro!

Estádio da Luz

Se você gosta de futebol e de esportes, não deixe de visitar o Estádio da Luz, principal estádio de Portugal e casa do Benfica. Você pode assistir a algum jogo ou então visitar seu museu, que conta a história e conquistas do time português.

Cascais

Cidade litorânea que fica a cerca de 40 minutos de trem de Lisboa – saindo da estação do Cais do Sodré – Cascais tem alguns museus, um centro histórico lindo, algumas belas praias e belezas naturais.

Não é a toa que muitos famosos e até presidentes do país escolheram Cascais como seu endereço fixo! Reserve pelo menos meio dia para visitar a cidade, embora eu recomende 1 dia inteiro.

Sintra

Já em Sintra você encontrará muita história, monumentos, castelos e parques. Além de uma gastronomia famosa. Sintra sim necessita no mínimo um dia, pois seus passeios são longos e demorados.

Não deixe de fora o Parque e Palácio Nacional da Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros. Vale também a passada no Café da Periquita, que serve o Travesseiro de Sintra, famoso doce da cidade.

Onde comer em Lisboa

Se tem algo que você fará muito bem em Lisboa é comer. E como eu fiquei 7 dias na cidade, tenho algumas dicas imperdíveis. De famosos a menos conhecidos, aqui vão minhas recomendações gastronômicas no país do bacalhau.

  • Bairro do Avillez
  • Manteigaria Fábrica de Pastéis de Nata
  • Tasca da Sé
  • Pastéis de Belém
  • Mercado da Ribeira / Time Out Market
  • Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
  • Restaurante Bastardo

Bairro do Avillez

O Bairro do Avillez, localizado no Bairro Alto, é um local com alguns restaurantes do renomado e estrelado chef José Avillez. Neste lugar você encontra possibilidades para todos os gostos e principalmente para todos os bolsos! Importante ressaltar que todos necessitam de reserva.

Entretanto, se você não tiver reserva é possível que você consiga uma mesa no Páteo, o restaurante mais popular ($$) e fica no centro do “bairro”. Eu fui neste e mesmo sendo o mais simples, eu recomendo de olhos fechados. Comida incrível, saborosa, muito bem servida e muitos drinks gostosos.

Lulas grelhadas na brasa com arroz negro e maionese de alho e kimchi | Restaurante Páteo, no Bairro do Avillez

Manteigaria x Pastéis de Belém

Você não pode ir a Lisboa e deixar comer os tradicionais pastéis de nata, certo?

Com certeza você deve ir nos famosos e tradicionais Patéis de Belém, que existe desde 1837, uma enorme confeitaria próxima ao Mosteiro dos Jerónimos e é conhecida mundialmente. De fato, o pastel é muito saboroso. O local impressiona pelo seu tamanho e quantidade de mesas no seu interior e além dos pastéis de belém, eles servem também outros doces e salgados.

Entretanto, venho criar polêmica, pois para mim, o melhor pastel de nata de Portugal é o da Manteigaria. Em Lisboa ela fica localizada no Bairro Alto, em frente Praça Luís de Camões e também no Mercado da Ribeira. Depois que experimentei pela primeira vez não pude mais resistir e comi várias outras vezes. Quando descobri que tinha também no Porto, foi lá que tomei café da manhã todos os dias durante minha estadia na cidade kkkk

Bom, gosto é muito peculiar, certo? E aqui falamos de um local muito tradicional e outro mais recente. Por isso, recomendo que prove os dois e tire suas próprias conclusões. Ambos são deliciosos e você não vai se arrepender.

Pastel de nata da Manteigaria

Tasca da Sé

Se estiver por Alfama, almoce na Tasca da Sé. Um “pé sujo” muito tradicional que fica bem em frente a Sé de Lisboa e serve um bacalhau de lamber os dedos! Eles possuem um vinho da casa saboroso e muito barato! Sem dúvidas o melhor bacalhau que já comi.

Bacalhau com vinho da casa na Tasca da Sé

Mercado da Ribeira / Time Out Market

Localizado no Cais do Sodré, o Mercado da Ribeira é um tradicional mercado público da cidade. Possui lojas de feira, com temperos, ingredientes e muita comida, além também de flores. Entretanto, possui uma grande praça de alimentação com diversos restaurantes, bares e cafés. Legal para ir no almoço e também para o jantar e curtir o happy hour com bons drinks e uma boa comida!

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Localizada na Rua Augusta, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau é muito conhecida pois serve um bolinho de bacalhau (pastel de bacalhau) saborosíssimo, recheado com o deliciosos queijo da Serra da Estrela. Imperdível. Eles servem ainda com um pequeno cálice de vinho licoroso feito na Ilha da Madeira.

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Restaurante Bastardo

Outro restaurante um pouco mais requintado, que fui para comemorar meu aniversário, foi o Bastardo. Ele fica na Rua da Betesga, 3, 1º andar, entrea Praça do Rossio e a Praça da Figueira. Super irreverente e com uma decoração muito divertida, seu menu é bem contemporâneo com ótimo custo-benefício.

Decoração irreverente do Bastardo

Lisboa encanta e ela veio pra ficar

Lisboa é um cidade de muitas facetas, assim como Portugal. A cidade tem muita vida, uma cena gastronômica incrível, museus e monumentos históricos, além de algumas belezas naturais.

Seus inúmeros miradouros nos fazem encantar pela cidade e estar sempre em busca de um nov cantinho para apreciar a bela vista do Rio Tejo e suas muitas ladeiras e construções repletas e azulejos e muitas cores.

Considero Lisboa uma cidade que deve estar na sua listinha de lugares para se conhecer. É um destino popular e histórico que entrega de tudo um pouco e desde cultura e história até uma recente cara cool, jovem e artística.


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Entre em contato conosco e solicite seu Roteiro Personalizado

Anúncios

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Slow Travel World
%d blogueiros gostam disto: