O que fazer em Nazaré
destinos,  EUROPA,  portugal

O que fazer em Nazaré, Portugal: tudo sobre a cidade das ondas gigantes

A cidade das ondas gigantes tem muito mais além do surf, por isso aqui vou te mostrar o que fazer em Nazaré, em Portugal. Uma vila de pescadores no litoral português, Nazaré também respira muita cultura e história.

Um ponto interessante é que as famosas ondas gigantes não se formam na praia de Nazaré e sim na praia do Norte, que fica do outro lado da falésia. As fotos das ondas são impressionantes.

Nazaré, no mapa, não fica muito longe de Lisboa, o que faz dela uma cidade perfeita para um bate-volta. Além disso, pode ser combinada com outras cidades num roteiro mais completo como Óbidos, Peniche e Fátima, por exemplo.

Portugal é um país super diverso e ótimo para o turismo. Por lá você encontra muitos destinos com belezas naturais, mas é um país muito rico em história e cultura. Por isso, sempre recomendo que quando for a Portugal vá além das principais cidades e explore o país mais a fundo. Para planejar a sua viagem, saiba aqui o que fazer em Nazaré.

Como chegar e se locomover em Nazaré

A cidade de Nazaré fica a apenas 115km de Lisboa e por isso é muito fácil e rápido de chegar até lá saindo da capital portuguesa. Eu fui para Nazaré de carro, pois estava conhecendo várias outras cidades na mesma viagem. E pra ser sincera, eu recomendo que vá para lá com um carro.

Confira aqui meu roteiro completo por Portugal.

Mas se você não gosta de dirigir e não pretende alugar um carro, aqui vou te mostrar como chegar em Nazaré a partir de Lisboa de ônibus. Importante ressaltar que não é possível chegar a Nazaré de trem, já que a vila de pescadores não possui nenhuma estação.

De carro

De carro, na minha opinião, é a melhor forma de chegar a Nazaré. A distância entre a capital Lisboa e a Vila da Nazaré é de apenas 115km, e você levará cerca de 1 hora e 40 minutos até lá.

A maior parte da viagem é feita pelas autoestradas A1 e A8. Estas são excelentes estradas nacionais e cobram pedágio, portanto é importante você estar preparado para isso.

Recomendo que alugue um carro com a RentCars por aqui e quando estiver retirando o carro, já em Lisboa, solicite o aparelho para passar direto pelas portagens (pedágios). A cobrança será feita cerca de 1 mês após a devolução do carro, com um relatório da locadora. Muito prático e o preço do aluguel do aparelho costuma ser muito baixo.

De ônibus

Você pode também ir para Nazaré de ônibus, a empresa Rede Expressos possui alguns horários para este trajeto. Saindo do Terminal Rodoviário Sete Rios até a cidade de Nazaré numa viagem que dura a partir de 1 hora e 45 minutos. Já em Nazaré, você ficará bem no centro da cidade.

Como se locomover na cidade

Para se locomover dentro de Nazaré, estar de carro também é uma vantagem. Você conhecerá os lugares com mais agilidade e flexibilidade.

Entretanto, o centrinho junto a Praia de Nazaré é pequeno e pode ser todo explorado a pé. Agora, se você quer ir até o Sítio de Nazaré, bairro que fica em cima da falésia, você pode ir com o bondinho, o Ascensor de Nazaré.

Já no Sítio de Nazaré, por lá é possível também explorar a região a pé. O local mais afastado é o farol, bem na ponta da falésia. Entretanto, é um caminho de apenas 750m da principal praça do bairro.

O que fazer em Nazaré

Nazaré é uma pequena vila de pescadores e seu principal atrativo é sem sombra de dúvidas as praias, tanto da vila quanto a praia do norte. Entretanto, a cidade tem muita histórica e uma riqueza cultural enorme, além de ótima gastronomia com frutos do mar super frescos. A seguir o que fazer em Nazaré

Sítio da Nazaré

O Sítio da Nazaré é o bairro que fica no topo da falésia, onde leva o Ascensor da Nazaré. Assim que chegar com o bodinho você se depara com o Largo de Nossa Senhora da Nazaré e é ali que ficam os principais atrativos históricos da cidade.

A começar pelo Miradouro do Suberco onde você poderá ter uma vista fascinante da Praia da VIla (ou Praia da Nazaré). Vale a pausa para uma foto!

Em seguida, junto ao miradouro você verá uma pequena capelinha, a Ermida da Memória que foi construída em 1182 a pedido de um nobre local como uma demonstração de agradecimento à Nossa Senhora por ela ter atendido às suas preces. Seu interior possui azulejos que contam a aparaição da santa.

No centro da praça, você verá o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, a e principal bela igreja da cidade, dedicada a padroeira da Nazaré. Com uma grande fachada, ela chama atenção. Já em seu belo interior destaco os azulejos e pinturas que contam um pouco da história religiosa do local.

O que fazer em Nazaré | Santuário Nossa Senhora de Nazaré
Santuário Nossa Senhora de Nazaré | Foto: Alvesgaspar via Wikimedia Commons

Farol e Canhão da Nazaré

Ainda no alto da falésia bem na ponta junto mar está localizado o Forte de São Miguel e o Farol da Nazaré. E é nesta ponta que fica o famoso canhão, local onde acontece a formação das ondas gigantes.

É aqui também que é possível acompanhar e admirar os surfistas pegando as enormes ondas. É, sem sombra de dúvidas, o principal atrativo da cidade.

Se você for até o forte e, pela direita, descer as escadas, você chegará bem próximo ao mar, onde será possível ver tanto a Praia da Nazaré, quanto a Praia do Norte. O visual junto às ondas e ao mar é incrível! Dali você poderá ter noção da dimensão das ondas.

Sobre o Canhão da Nazaré, no vídeo abaixo você pode entender melhor como funciona a formação destas impressionantes ondas e também porque a Praia da Vila possui águas tão calmas, diferente da sua vizinha Praia do Norte.

Como se forma a onda gigante de Nazaré

Campeonato Mundial de Ondas Gigantes (WSL)

A Etapa de Nazaré do Campeonato Mundial de Ondas Gigantes acontece anualmente e leva os maiores e melhores nomes do surf para Portugal. O campeonato costuma ser no outono, normalmente no mês de outubro.

A janela fica aberta por vários dias, onde a organização do campeonato monitora as melhores condições do mar para o início do evento. Portanto, se você for neste período, recomende que fique de olho no site da WSL para informações a respeito do campeonato.

Entretanto, mesmo senão puder estar lá nos dias que estiver acontecendo o evento, antes do início os surfistas costumam treinar e se aquecer no mar de Nazaré. Portanto, é quase certo que você verá algum deles pegando uma onda.

Eu tive essa sorte e vou te dizer, é impressionante! Vale muito a pena ficar um tempinho esperando algum deles pegar a onda. Os atletas normalmente são auxiliados por um jet ski que os coloca no topo da onda.

Praia da Nazaré

A praia de Nazaré, também conhecida como Praia da Vila é supre tranquila e possui uma grande faixa de areia. Perfeita para curtir um dia de sol na areia e com um banho de mar – se estiver por lá no verão.

Outro ótimo programa é passear pela orla da praia e se perder também nas ruas do bairro. Por ali você poderá observar a vida acontecendo, um pouco da cultura e arquitetura da cidade. Além de ter a oportunidade de experimentar as delícias gastronômicas do balneário.

Um dado interessante: pela facilidade e calmaria das águas da Praia da Nazaré, é por ela que os surfistas acessam ao mar quando vão surfar as ondas gigantes.

O que fazer em Nazaré | Praia da Vila
A calma e tranquila Praia da Nazaré

Praia do Norte

É na praia do Norte, do outro lado da falésia, que de fato se formam as ondas gigantes de Nazaré. É uma praia também com grande faixa de areia, entretanto é mais perigosa para banhistas comuns.

A praia é muito bonita, em meio a muita natureza, nos arredores da praia existem pouquíssimas construções. O melhor visual você verá do alto da falésia, nos arredores do Farol da Nazaré.

O que fazer em Nazaré | Praia do Norte
Praia do Norte vista do Forte de São Miguel

Miradouro da Pederneira

Se você adora ver o visual das cidades de cima, o Miradouro da Pederneira é imperdível! De lá você poderá apreciar a beleza da cidade e da linda falésia de longe. É um visual deslumbrante.

E nos arredores do miradouro você encontra hotéis e restaurantes para curtir ainda mais a vista do lugar. Com certeza uma visita lá renderá belas fotos!

O ponto negativo é que o acesso, para quem não está de carro, é um pouquinho mais difícil, visto que é afastado – além de estar em cima de um morro – do centrinho da vila.

Restaurantes em Nazaré

Se tem algo que eu não abro mão quando estou viajando é mergulhar nas delícias da culinária local. E spoiler: a comida em Portugal é divina e um atrativo a parte. Portanto, Nazaré não poderia ser diferente. O forte em Portugal são os fruto do mar, e em Nazaré você encontrará várias opções e super frescas.

A Taberna da Praia é um delicioso restaurante na orla da praia da vila, com comida típica portuguesa, este restaurante costuma ser bastante concorrido, por isso recomendo que reserve horário.

Endereço: Avenida da república, n°28, Nazaré
O restaurante fecha às quartas-feira.

Outro delicioso restaurante é a Casa O Santo. Perfeito para petisco e pratos para dividir, ele fica próximo ao ascensor e também à praia. Seu carro chefe é o berbigão, um tipo de marisco.

Endereço: Travessa do Elevador, 11, Nazaré

Berbigão com camarões | Foto: Trip Advisor

Outra opção para experimentar a deliciosa comida portuguesa é o Restaurante Rosa Dos Ventos. Pequeno restaurante e super tradicional, localizado no centro de Nazaré. Pratos muito bem servidos. Perfeito para ir em família!

Endereço: Rua Gil Vicente, 88, Nazaré

Agora, se você quer um local um pouco mais requintado, recomendo o Tosca Gastrobar Restaurante. Aberto para almoço e também para o jantar, o restaurante serve pratos mais elaborados num estilo fusion food.

Endereço: Rua Mouzinho de Albuquerque, 4, Nazaré

Fotos: Tosca Gastrobar Restaurante

Onde ficar em Nazaré

Nazaré tem alguns bons hotéis e pousadas e se você pretende pernoitar na região central de Portugal para conhecer algumas cidades, recomendo Nazaré como uma das opções.

Se você quer curtir a praia e estar hospedado de frente para o mar, o Hotel Mar Bravo é uma ótima pedida. Visual incrível e você estará praticamente com os pés na areia. Uma boa pedida para quem quer ter acesso fácil ao Sítio de Nazaré, visto que fica bem próximo ao ascensor.

Para quem gosta de ficar hospedado em uma casa ou apartamento e se sentir como um local, recomendo que fique no Nazare Marisol Praia, um apartamento de frente para o mar com todas as comodidades. O apartamento possui 3 quartos, portanto é ideal para grupos ou famílias.

Outra opção de apartamento é o Home Sweet Praia. Ideal para casais, ele possui uma ótima localização e sua decoração moderna e super fofa vai te encantar.

E se você está com o orçamento um pouquinho mais apartado, mas não abre mão de ficar em hotel, recomendo o Hotel Ancora Mar. Bem localizado, com acomodações mais simples, porém confortáveis, ele pode ser a hospedagem ideal.

Viagem a Nazaré

A pequena vila de pescadores é encantadora e além das ondas gigantes e da praia, você também pode encontrar muita cultura e história, além de uma deliciosa gastronomia.

Sem dúvidas é uma cidade perfeita para um bate-volta saindo de Lisboa, já que uma viagem de carro da capital até Nazaré leva cerca de 1 hora e 50 minutos, em pouco mais de 100km de distância.

Outra ótima alternativa é incluí-la em um roteiro pela região central de Portugal, mesclado o passeio com Óbidos, Peniche, Fátima e outros lugares. Clicando no nome das cidades próximas você consegue ver o que fazer por lá e então planejar seu passeio.

E aí, ficou empolgado para conhecer Nazaré?


Para mais informações sobre viagens para Portugal leia também:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Entre em contato conosco e solicite seu Roteiro Personalizado

Anúncios

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Slow Travel World
%d blogueiros gostam disto: