O que fazer em Porto
destinos,  EUROPA,  portugal

O que fazer no Porto, Portugal: tudo sobre esta encantadora cidade

Se você está indo para Portugal, você não pode deixar de conferir este roteiro em Porto. Segunda principal cidade do país, ela é encantadora e repleta de programas incríveis para você curtir muito sua viagem.

Aqui vou te passar todas as informações de viagem de um roteiro dentro da cidade do Porto e o que você não pode deixar de fazer por lá. Com dicas do Porto e arredores, sua viagem ficará ainda mais completa visitando outros lugares próximos como Braga, Guimarães e Aveiro, por exemplo.

Você pode também iniciar sua viagem para o país por lá, uma vez que a cidade que recebe voos diretos do Brasil e, portanto, fazer um roteiro por Portugal a partir de Porto. Aqui você pode conferir um roteiro completo pelo país.

Portanto, se você está com viagem marcada para Portugal, confira aqui neste post do blog o que fazer em Porto, além de várias outras dicas e informações para aproveitar cada momento nesta cidade encantadora.

Como chegar no Porto e se locomover por lá

O Porto é uma cidade localizada ao norte de Portugal a pouco mais de 300km de distância de sua capital, Lisboa. É, também, a segunda maior e mais importante cidade do país, fazendo assim com que seja uma cidade de fácil acesso.

Do Brasil, existem voos diretos saindo de São Paulo em dias específicos da semana, entretanto, com uma rápida conexão em Lisboa – que recebe voos direto de algumas cidades do Brasil – você chega com tranquilidade e facilidade ao Porto.

A cidade também recebe voos diretos de vários outros destinos Europeus, portanto é possível você fazer uma viagem direto a outros aeroportos, como Paris, Roma, Madrid, Londres, por exemplo, e então ir para o Porto.

Opções fáceis não faltam para você poder conhecer a cidade e fazer um roteiro em Porto incrível.

Como se locomover dentro da cidade do Porto

Antes de mais nada, é muito importante ressaltar que a cidade do Porto, ao menos na parte mais turística e visitada da cidade, é todinha recheada de ladeiras. E bota ladeira nisso! Portanto, se você, assim como eu, adora andar a pé pelas cidades, prepare seu popô e suas pernocas, porque elas vão trabalhar!

Em Porto você encontrará também metro, entretanto, são poucas as estações na região mais central da cidade e onde se encontram os principais atrativos turísticos do Porto. Você poderá optar também pelos bondes e ônibus da cidade.

Mas anota essa dica: dentro da cidade do Porto, esqueça o carro!!! Muitas ruas do centro do Porto não passam carro e sobretudo, é muito difícil encontrar estacionamento, sem contar que costuma ter bastante trânsito.

Agora, se estiver fazendo um roteiro mais completo pela região norte e estiver de carro, sugiro que reserve um hotel com estacionamento, com a finalidade de sair de carro apenas nos dias que for fazer um bate-volta pelas cidades nos arredores do Porto.

Eu fiz desta maneira. Como estava de carro, pois fiz uma road trip completa pelo país, no Porto eu deixei o carro no hotel em que estava hospedada e retirei apenas nos dias de bate-volta. Funcionou muito bem para mim, já que meu destino seguinte ao Porto era a Região do Douro.


Saiba tudo sobre a Região do Douro, a região onde são produzidos os vinhos do Porto.


O que fazer em Porto // Como se locomover na cidade
Meio de transporte: vá a pé!

O que fazer em Porto

Centro do Porto

É no centro da cidade do Porto que está grande parte dos principais atrativos turísticos da cidade. E, portanto, aqui listo os locais que visitei e recomendo que inclua no seu roteiro:

  • Igreja do Carmo
  • Igreja e Torre dos Clérigos
  • Livraria Lello
  • Estação São Bento
  • Catedral da Sé
  • Mercado do Bolhão
  • Jardins do Palácio de Cristal

Igreja do Carmo

A famosa igreja cheia de azulejos no seu exterior, a Igreja do Carmo não pode ficar de fora do seu roteiro! Ela está localizada no bairro Vitória, no centro do Porto e foi construída na metade do século XVIII (entre os anos de 1756 e 1768) em estilo barroco/rococó.

Junto da Igreja do Carmo, você verá também a Igreja dos Carmelitas. A construção das duas é unida, entretanto, são duas igrejas diferentes. Vale entrar em ambas as igrejas, já que seu interior também é muito lindo!

Seguros Promo

Igreja e Torre dos Clérigos

Localizada muito próxima a Igreja do Carmo, a Igreja e Torre dos Clérigos é outra bela e histórica igreja do Porto. Imponente e de estilo barroco, seus detalhes arquitetônicos certamente chamam a atenção de qualquer um.

Sua construção teve início no ano de 1732, tendo sido finalizada em 1763 e foi fundada por 3 confrarias de Clérigos Seculares do Porto, com a missão, portanto, de ajudar clérigos na pobreza, na doença e na morte. Naquela época a comunidade de clérigos era muito grande e passavam por muitas dificuldades.

Junto da igreja existe ainda Torre e a Casa da Irmandade. É possível visitar ambas as instalações, além de poder subir na torre e ter uma vista incrível da cidade do Porto.

Livraria Lello

Esta é a famosa livraria que inspirou J.K. Rowling na saga Harry Potter. No período em que ela morou no Porto, portanto, ela costumava ir para a livraria escrever seus livros. Além de passar grande parte do tempo lá, a escada da livraria serviu como inspiração para a divertida escada do Castelo de Hogwarts. Imperdível para qualquer amante da literatura e do cinema, e, principalmente, da Saga Harry Potter.

Contudo, vá preparado para esperar um pouquinho… do lado de fora se formam filas quilométricas e não tem jeito, se você quer conhecâ-la, terá de enfrentar a fila. A boa notícia é que a fila costuma andar rápido e sempre possui um funcionário (que fala muitas línguas, diga-se de passagem) organizando a fila.

Para entrar na livraria você precisará pagar uma taxa, além descer proibida a entrada com mochilas e bolsas. Entretanto, eles oferecem um armário gratuito para deixar seus pertences.

Ah, outra dica: se encontrar um livro – ou qualquer outro item – que tenha interesse, vale a pena comprar, já que o valor da taxa de entrada serve como crédito na compra de um produto da livraria.

Estação São Bento

Principal estação ferroviária do Porto, a Estação São Bento é um ponto quase que obrigatório de parada na cidade. Sua arquitetura exterior imponente e cheia de detalhes chama a atenção, entretanto, o seu interior todo decorado com os famosos e típicos azulejos portugueses é a cereja do bolo.

Por fim, a estação está localizada bem no centro histórico do Porto e é uma parada perfeita para quem adora admirar a arquitetura local, que em Portugal, diga-se de passagem, é incrível!

E para aqueles quem chegam no Porto de trem, esta será, provavelmente, sua estação de destino final!

Catedral da Sé

Assim como a grande maioria das cidades portuguesas, o Porto tem também sua principal catedral, que fica por conta da famosa e imponente Catedral da Sé. Sua construção teve início na primeira metade do século XVII, prolongando-se, portanto, até o início do século seguinte.

Localizada no topo do bairro da Sé, que possui uma bela arquitetura gótica e além disso, o visual lá de cima é de tirar o fôlego, de onde você consegue ver vários cantinhos da cidade do Porto, o Rio Douro e também a cidade vizinha, que fica do outro lado do rio: Vila Nova de Gaia.

Mercado do Bolhão

Se você gosta de um mercado local, cheio de artigos típicos das cidades que passe, portanto o Mercado do Bolhão não pode ficar de fora do seu roteiro em Porto. Ele está localizado no bairro Bolhão e é o mercado mais famoso da cidade.

Por ali você encontrará itens de mercado mesmo, como frutas e legumes, até flores. Além disso, encontrará também alguns locais para pequenas refeições, artigos típicos da cidade como os famosos vinhos do Porto e também bolsas e outros produtos feitos de cortiça, matéria-prima típica da região.

O mercado é super antigo e é até um pouco bagunçado, principalmente se você for próximo do horário de fechar. Mas tem aquela essência de mercado/feira de rua que eu, particularmente, adoro! Nesses lugares é que conhecemos mesmo o povo local e podemos prestar atenção em seus costumes.

Ele abre de 8h as 20h de segundas a sextas e aos sábados 8h as 18h. Já nos domingos e feriados ele fecha, portanto, programe-se para não perder a visita!

Jardins do Palácio de Cristal

Um lindo parque localizado também no centro do Porto, entretanto, um pouquinho mais afastado do centro histórico, ele fica numa parte central mais nova da cidade.

É lá que você encontrará aquelas letras enorme escrito Porto, sabe? E a construção central recebe exposições de arte.

Além do palácio, por lá você encontrará diversos belos jardins e conforme for desbravando o local, irá chegar mais próximo ao Rio Douro, entretanto, como o parque está situado no alto de um morro, a vista que você tem de lá é de tirar o fôlego.

Ao meu ver, o que mais vale a visita é pelos jardins e pela incrível vista das duas cidades separadas pelo rio. Por fim, a placa escrito Porto é apenas uma brincadeirinha para a foto, rs.

Ribeira do Porto

A Ribeira do Porto é a região da cidade mais próxima ao Rio Douro e é nestas redondezas, que é só ladeira a baixo (literalmente kkkk), que, ao meu ver, está a vida da cidade do Porto. São muitas as ladeiras e como são poucas as opções de transporte, fica por conta das suas pernas fazerem o trabalho, entretanto, você não irá se decepcionar.

A ordem aqui, é se perder pelas ruelinhas e descobrir tudo o que o Porto tem a oferecer: bela arquitetura, gastronomia deliciosa, cantinhos pitorescos e muita vida!

Mercado Ferreira Borges

Como você pode perceber, eu adoro um mercado de rua, mercado público e derivados, não é mesmo? E na região da Ribeira você encontrará o Mercado Ferreira Borges, entretanto, ele não serve mais como um mercado propriamente dito.

Atualmente, é utilizado para cunho cultural, onde recebe, portanto, exposições e feiras de arte. Além disso, sua arquitetura é linda, tanto no interior quanto no exterior.

Vale a parada, principalmente para uma pausa para descansar na praça em frente, que possui uma bela vista do rio Douro, além de ser um local perfeito para observar a bela arquitetura do Porto.

Cais da Ribeira

No Cais da Ribeira, que é a orla do rio, você encontrará vários restaurantes, bares, ambulantes vendendo artigos típicos e souvenirs da cidade. Por ali, contudo, o legal é encontrar um bom lugar para sentar e curtir uma taça de vinho do Porto com a bela vista do rio Douro, a Ponte Luís I e a cidade de Vila Nova de Gaia ao fundo, do outro lado do rio.

Mesmo sendo um lugar super turístico, eu achei o clima dali delicioso. Tanto para sentar num restaurante. quanto para sentar a beira do rio e apreciara vista. Um dos cantinhos preferidos do Porto, na minha opinião. Além disso, o pôr-do-sol no Cais da Ribeira é lindo de viver!

Ponte Luís I

A icônica Ponte Luís I é, sem sombra de dúvidas, um dos principais atrativos da cidade. É do topo da ponte a grande maioria das fotos com o visual do Porto, o Rio Douro e Vila Nova de Gaia de fundo que vemos por aí. Além de ela também ser o centro das atenções de muitas fotos.

Construída entre 1881 e 1888 para ligar o Porto com a vizinha Vila Nova de Gaia, é possível atravessar aponte a pé, de carro ou de bonde. Eu, como amo andar, atravessei algumas vezes a pé, tanto do topo quanto da parte mais baixa. Recomendo ao menos uma vez que a atravesse a pé, se possível, lá pela parte de cima, já que o visual é de tirar o fôlego.

Ponte Luis I // O que fazer no Porto
Ponte Luís I vista de Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Vila nova de Gaia merece um post só pra ela, entretanto, nos seus dias na cidade do Porto, você precisa incluir a vizinha no seu roteiro! É lá em Vila Nova de Gaia que são armazenados os vinhos do Porto para depois serem exportados e os locais que abrigam os vinhos para seu envelhecimento são chamados de Cave.

Várias vinícolas possuem Caves ali em Vila Nova de Gaia e você poderá fazer um passeio dentro das Caves, além de ter a oportunidade de fazer degustações de vinhos oferecidos pelas vinícolas. Amantes do vinho ou não, vale a passada!

O que fazer nos Arredores do Porto

Nos arredores do Porto você encontrará muitas cidades incríveis para incluir na sua viagem e elas certamente merecem um post só para elas. Entretanto, anota aí para já incluir no seu roteiro em Porto:

  • Aveiro
  • Braga
  • Guimarães
  • Região do Douro (Peso da Régua, Pinhão)

Aveiro

Famosa cidade das casinhas coloridas, Aveiro é conhecida também como a Veneza Portuguesa. Um passeio delicioso para fazer como bate-volta saindo do Porto, ou então, se você estiver vindo de Lisboa de carro, faça como eu e de uma paradinha de um ou meio dia em Aveiro.

A cidade é na costa norte do país, portanto, se estiver visitando no verão, pode até aproveitar para pegar uma praia e se refrescar. Não deixe também de apreciar a iguaria da cidade: o famoso doce Ovos Moles de Aveiro (eu não gostei muito, mas há quem diga que é o melhor doce de Portugal…).

Braga

Outra cidade que merece um bate-volta saindo do Porto é Braga. Além de uma cidade histórica e arquitetonicamente falando super interessante, Braga é conhecida também pela sua herança religiosa, principalmente por conta do complexo Bom Jesus do Monte, um enorme complexo religioso no qual a igreja fica no topo de um morro com uma enorme e imponente escadaria.

Já no centro histórico da cidade, você encontrará a Sé de Braga, em estilo medieval que abriga também um museu. Além da Sé, o centro da cidade possui diversos atrativos turísticos interessantes.

Outro ponto interessantíssimo de Braga é que é considerada uma das melhores cidades de Portugal para se viver. E o melhor: fica a menos de 1 hora de carro ou cerca de 1 hora e 10 minutos de trem do Porto.

Guimarães

Localizada no Distrito de Braga, Guimarães é considerada a cidade berço de Portugal. Com seu centro histórico é super charmoso, bem estilo cidade medieval e muito histórica, a cidade encanta qualquer pessoa. E, na minha opinião, o mais legal aqui é se perder nas pequenas ruas do centro de Guimarães, onde você estará de fato fazendo uma viagem ao passado!

Contudo, os holofotes estão voltados ao Castelo de Guimarães, que fica próximo a entrada do centro histórico da cidade em meio a um lindo gramado. O castelo é, portanto, de grande importância histórica tanto para a cidade quanto para o país, uma vez que está ligado diretamente às lutas de Portugal.

Região do Douro

Por fim, outro local incrível para você conhecer se estiver visitando o Porto é a Região do Douro, entretanto, aqui eu sugiro mais do que apenas um bate-volta. Recomendo pelo menos 3 dias nesta encantadora região.

É aqui, na Região do Douro, que são produzidos os saborosos e famosos vinho do Porto e além de visitar diversas quintas (vinícolas), você poderá, contudo, desfrutar também de paisagens incríveis e dias de descanso nesta pacata e rica região.

Confira aqui um post completo sobre a Região do Douro.

Booking.com

O que fazer em Porto e arredores

Porto é uma cidade encantadora e aqui, portanto, você pode descobrir o que fazer numa das principais cidades portuguesas. Recheada de história, belezas naturais e arquitetônicas, o Porto é, sem dúvidas, um lugar imperdível para quem esta visitando Portugal.

Além da cidade do Porto, recomendo da mesma forma, que você inclua as cidades nos arredores para fazer um bate-volta ou até mesmo separar alguns diazinhos de descanso na pacata Região do Douro.

Portanto, confira todas as informações, anote as dicas e planeje uma viagem incrível para esse país maravilhoso que me encantou e me surpreendeu, assim como a cidade do Porto.

E aí, que tal um roteiro completo por Portugal?


Para mais informações sobre viagens para Portugal leia também:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Anúncios

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Slow Travel World
%d blogueiros gostam disto: